Frederica Lima, que se encontra envolvida num processo em tribunal após acusar o ator Nuno Homem de Sá, seu ex-namorado, de violência doméstica, revelou que lhe foi concedido um botão de pânico há dois anos, mas que - ao contrário do que se pensa - esta medida não traz segurança nenhuma às alegadas vítimas.
Na sua página de Instagram, Frederica partilhou uma fotografia do botão de pânico, referindo:
"Sim. Tenho. Há mais de dois anos. Serve de alguma coisa? Não. Acabem com o mito de que 'o botão de pânico dá segurança às vítimas'. Não dá. É mais rápido ligar para o 112 ou para a polícia local. Foi o que sempre fiz.
Acordem para o real problema que é a violência doméstica e acordem para a gravidade, fragilidade e até vergonha que é a 'proteção' das vítimas. Pois não passa de um mito, a proteção não existe!
Estamos à nossa mercê. E eles à solta.
Esta é a triste realidade que precisa de ser mudada! Quanto corpos empilhado querem contar? Somos invisíveis, é assim que me sinto e é assim que muitas outras mulheres se sentem".
Partilha feita por Frederica Lima© Instagram/Frederica Lima
Tribunal proíbe Nuno Homem de Sá de se aproximar de Frederica Lima
Conforme a agência Lusa noticiou esta sexta-feira, dia 26 de setembro, Nuno Homem de Sá foi presente ao juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Loures para serem reavaliadas as medidas de coação.
Desta forma, o artista, de 63 anos, continuará sujeito a Termo de Identidade e Residência, tendo também ficado proibido de se aproximar a menos de 500 metros do local de trabalho e de residência da alegada vítima e de tentar contactá-la.
Ambos vão ser fiscalizados por meios técnicos de controlo à distância.
As medidas de coação são consideradas as "necessárias, adequadas e proporcionais face às exigências cautelares que o caso requer, à gravidade do crime e à sanção que previsivelmente virá a ser aplicada ao arguido".
Nuno Homem de Sá desiste de nova novela da TVI
Apesar de ter chegado a confirmar nas redes sociais que iria integrar o elenco da nova novela da TVI, 'Terra Forte', Nuno Homem de Sá acabou por afastar-se do projeto, conforme avançou Piet-Hein Bakker, diretor-geral da Plural, ao Observador.
"Estamos em fase de definição do elenco e o Nuno achou por bem não avançar e ficou de fora da novela", realçou Piet-Hein Bakker.
Contactado pelo Fama ao Minuto, o ator optou por não prestar declarações sobre a decisão.
Recorde-se que entre janeiro de 2022 e julho de 2024, o ator, de 63 anos, e a ex-namorada mantiveram uma ligação, acabando por viver juntos, primeiro em Loures e depois no litoral do concelho de Torres Vedras, de acordo com a acusação, a que a agência Lusa teve acesso.
Durante a relação, refere o MP, o arguido sempre demonstrou ser muito ciumento, controlador e possessivo com a ofendida, revelando ainda uma personalidade instável e alterações de humor após consumir estupefacientes.