Está a circular na internet um vídeo de um situação passada alegadamente numa rua em Portugal, que identifica um comportamento racista de uma idosa.
As imagens foram inicialmente partilhadas pela página GAC - Vamos Criminalizar o Racismo, tendo chegado ao conhecimento de diversas figuras públicas que não conseguiram ficar indiferentes à situação.
Rui Unas mostrou-se indignado
Rui Unas foi um dos famosos a reagir publicamente ao vídeo, partilhando-o na sua página oficial de Facebook.
"Primeiro e infelizmente isto tem de ser visto. Porque é o registo do pensamento e atuação de pessoas extremamente racistas. Elas existem e, sim, em Portugal!
Segundo, e sei que muitos não vão compreender, antes do nojo, da repulsa, tenho compaixão por esta senhora. O que lhe terá acontecido para ficar com esta mente retorcida, doente. Que linha de vida desgraçada e infeliz lhe ocorreu para resultar numa pessoa idosa amargurada e claramente perturbada mentalmente.
Finalmente, importa sinalizar, criminalizar estes comportamentos nunca os banalizar nem permitir que se repitam. Por isso, insto-os a perderem 1 minuto do vosso tempo e assinarem a petição", escreveu o ator e humorista´.
Desta forma, Rui Unas quis incentivar à assinatura da petição pública que pretende "criminalização de todas as práticas discriminatórias racistas, xenófobas, homofóbicas, machistas, transfóbicas, e outras".
Perante os muitos comentários que saíram em defesa dos comportamentos racistas espelhados no vídeo, Rui Unas lamentou ainda:
"De facto, eu fico tristemente fascinado com algumas reações. 'E o contexto?', e o que aconteceu antes'! Como se alguma coisa que se passasse, antes justificasse este discurso?!".
"Um nojo absoluto", lamentou Rita Ferro Rodrigues
Rita Ferro Rodrigues reagiu igualmente às controversas imagens. A apresentadora partilhou o vídeo e atirou:
"Sempre existiram racistas, mas agora sentem-se legitimados. Um nojo absoluto".
© Reprodução Instagram