"Até 31 de dezembro de 2026 tenho de continuar no ar, é o contrato." Foi assim que começou a conversa entre Manuel Luís Goucha e os jornalistas na apresentação da grelha da TVI, no dia 11 de setembro, em Lisboa, à qual o Fama ao Minuto não faltou.
O apresentador do canal está neste momento no ar com os programas 'Soma e Segue' (que ocupa as tardes durante a semana, de segunda a sexta-feira) e 'Fantástico' (transmitido todos os domingos à tarde).
Sobre estes dois formatos, revelou: "'Soma e Segue' há de ter um fim porque já gravei tudo. Portanto, acho que vai até meados de novembro. O 'Fantástico' vai ter mais um ano, é um projeto ganhador. Depois logo se vê. Agora são semanas de férias."
Manuel Luís Goucha vai aproveitar para desfrutar de uns dias de descanso longe do pequeno ecrã e "espera que não lhe ponham nada até dezembro", só "a partir de janeiro". "Até dezembro espero ter tempo para mim. [E isso] significa muita coisa. Significa viagens, cuidar dos meus negócios no Alentejo, avançar o livro que estou a escrever..."
"Mas isto, atenção, agora estou em período de férias. Tenho direito a um mês e ainda não tinha tirado, mas estou de férias porque já gravei tudo. E tenho um programa de 6 horas ao domingo. Isto pode tudo mudar de um momento para o outro. Não sei o que é que vai na cabeça do José Eduardo Moniz. E há a 'Gala dos Sonhos', que vai ser anunciada e sou eu outra vez o apresentador. Para o ano logo se vê", explicou ainda.
Com o marido Rui Oliveira também a trabalhar neste momento como apresentador, na CMTV, Manuel Luís Goucha conta que cada um não deixa de fazer a sua vida quando o outro está a trabalhar.
"Nunca deixo de ir para viagem alguma quando o Rui está a trabalhar. O Rui continua a trabalhar, faz ele muito bem. [risos] Mesmo fazendo o 'Soma e Segue', como era tudo gravado à terça e quarta, este ano tenho conseguido fazer escapadinhas. Saio à quarta e volto ao sábado ao final da manhã - não facilito, não posso correr o risco de não haver avião e de haver algum contratempo para estar cá no domingo. Já fizemos algumas coisas juntos, mas muitas vezes vou sozinho porque o Rui está a trabalhar", partilhou.
Ainda agora, por causa dos nossos negócios, ele esteve na Irlanda uma semana e eu não podia. Portanto, nunca deixámos de fazer as coisas quando o outro está ocupado. É o segredo um casal, qualquer", frisou.
Manuel Luís Goucha encontra-se atualmente a escrever um livro. Sobre a obra, referiu que não se trata de um projeto "autobiográfico".
"São muitas histórias que me marcaram na televisão, e depois é a partir dessas histórias que falo de coisas minhas. Imaginem, lembro-me que no 'Goucha', no programa de entrevistas ao longo de 4 anos e meio, entrevistei uma jovem mulher que havia nascido homem, a Alice. É uma história incrível, mas o que é mais incrível é o pai que estava ao lado dela, pai que é professor de geografia num meio pequeno. Deu um exemplo incrível. Esta história dá-me a deixa para falar do meu pai. Vou partir de episódios da televisão para falar das minhas coisas", explicou, anunciando também que o desejo é que a obra seja lançada no próximo ano.
"Já não vos digo que depois me vou reformar porque é mentira, já percebi que é mentira. Gostava que quando acabasse o próximo contrato, que é em dezembro de 2026, o livro saísse nessa altura de Natal. Mas não sei porque tenho estado parado com ele, portanto, agora queria ver se avançava", rematou.
Leia Também: "Não falo dos outros, só da TVI. Estamos a trabalhar todos os dias"
Leia Também: "É giro voltar a estar com o João Catarré, as coisas estão iguais"
Leia Também: "Não crio expectativas, não ando a pedinchar nada, tento fazer bem"