Morreu Rick Davies, teclista, cantor e compositor que foi dos responsáveis pela banda britânica de rock Supertramp - grupo mais conhecido por sucessos dos anos 70 como 'Goodbye Stranger', 'Give a Little Bit', 'The Logical Song' e 'Bloody Well Right'.
O artista morreu no sábado, dia 6 de setembro, aos 81 anos. A notícia foi confirmada pela banda, que partilhou um comunicado nas redes sociais.
"O Rick Davies, fundador, vocalista e compositor dos Supertramp, morreu no sábado, dia 6 de setembro, aos 81 anos, depois de lutar contra o mieloma múltiplo durante mais de 10 anos", começaram por informar.
"Nasceu em Swindon, Inglaterra, em 1944, mas o amor do Rick pela música começou na infância, ao ouvir 'Drummin' Man' de Gene Krupa, que se tornou uma paixão ao longo da vida pelo jazz, blues e rock'n'roll. Como co-escritor, juntamente com Roger Hodgson, foi a voz e pianista por trás das canções mais icónicas dos Supertramp, deixando uma marca inapagável na história da música rock", destacaram de seguida.
"[...] Além do palco, o Rick era conhecido pela sua resiliência e devoção à sua mulher, Sue, com quem partilhou mais de cinco décadas. Depois de enfrentar sérios desafios de saúde, que o mantiveram incapaz de continuar em digressão com os Supertramp, ele gostou de atuar com os amigos da cidade natal como os Ricky and the Rockets. A música e o legado do Rick continuam a inspirar muitos e mostram que as grandes canções nunca morrem, elas continuam vivas", completaram. Veja aqui a publicação.
Segundo a People, que cita a biografia da banda, Rick Davies, nasceu em Swindon, na Inglaterra, e fazia parte de um grupo que se chamava The Joint quando estes se separaram em 1969. Com o apoio de um milionário holandês chamado Stanley 'Sam' Miesegaes, o artista decidiu iniciar um novo projeto musical.
Na altura estava à procura de músicos e partilhou um anúncio na publicação musical britânica Melody Maker, o que atraiu a atenção do cantor, guitarrista e compositor Roger Hodgson, levando à formação da banda Supertramp.
O grupo lançou os primeiros álbuns nos anos 70, 'Supertramp' (de 1970) e 'Indellibly Stamped' (1971). Mas foi com o terceiro disco que conquistaram o público, 'Crime of the Century', de 1974.
Rick Davies, Roger Hodgson, o baterista Bob Siebenberg, o baixista Dougie Thomson e o saxofonista John Helliwell foram os elementos que estiveram no lançamento da banda.
Nos anos seguintes saíram mais álbuns: 'Crisis? What Crisis?' (1975), 'Even in the Quietest Moments' (1977) e 'Breakfast in America' (1979). Este último tornou-se o maior sucesso da carreira do grupo.
Rick Davies e Roger Hodgson foram a base dos Supertramp, mas a parceria da dupla começou a 'cair por terra' no início dos anos 80. Em 1982 lançaram o álbum 'Famous Last Words' e no ano seguinte Roger Hodgson deixou a banda.
Após a saída de Roger Hodgson, Rick Davies e os restantes membros do grupo continuaram a lançar discos, 'Brother Where You Bound', de 1985, e 'Free as a Bird', de 1987. Depois de terem feito uma digressão em 1988, a banda decidiu fazer uma pausa que durou oito anos. Rick Davies reuniu depois uma nova formação dos Supertramp sem Roger Hodgson.
Leia Também: Morreu Sónia Martins, antiga atriz do Teatro de Setúbal. Tinha 53 anos