A fadista Mariza recorreu à sua página de Instagram e Facebook para mostrar a sua revolta pelas notícias que têm circulado nas redes sociais dando conta da morte da sua mãe, Isabel. Como essa informação não corresponde à verdade, a artista resolveu pronunciar-se, mostrando o seu repúdio pela difusão desta mentira.
"É absolutamente falso o que tem sido noticiado desde ontem. A minha mãe está de saúde e bem. Inventar e difundir que alguém morreu é cruel, criminoso e ultrapassa todos os limites da dignidade humana.
Peço a todos que não partilhem esta mentira vergonhosa. Não vale tudo", escreveu a cantora numa partilha.
Mariza acrescentou ainda na legenda da publicação uma reflexão sobre a falta de responsabilidade na partilha de informações falsas.
"Vivemos num tempo em que a maldade e a irresponsabilidade viajam à velocidade de um clique. A mentira, quando é sobre a vida ou a morte, não é apenas um rumor inofensivo, é uma violência. Uma violência contra a pessoa visada, contra a sua família e contra todos aqueles que acreditam no que veem.
Há limites que nunca deveriam ser ultrapassados. Transformar a dor em entretenimento, espalhar falsidades sobre a morte de alguém, é uma crueldade sem nome. Brincar com a vida de alguém, inventar tragédias que não existem, é ultrapassar todas as fronteiras do respeito humano. É desumano. Não podemos normalizar este comportamento nem relativizar o seu impacto.
A cada partilha de uma mentira, um pouco da nossa humanidade perde-se. É urgente voltarmos a olhar para a verdade como um valor inegociável. Porque a vida é sagrada. E não vale tudo", confessou Mariza.
Mariza e a relação próxima com os pais
Mariza é filha única e nunca escondeu a proximidade e cumplicidade que sempre teve com os pais. Em 2020, a propósito do aniversário da mãe Isabel, a fadista dedicou-lhe umas bonitas palavras na sua página de Instagram.
"Minha Rainha, o meu porto de abrigo, a minha melhor amiga, a mulher da minha vida. Te amo nesta vida e em todas as que vierem. Parabens!", pode ler-se na publicação.
Em novembro de 2024, em conversa com Manuel Luís Goucha, Mariza tocou num assunto difícil para si: a doença do pai.
"O meu pai teve um AVC em janeiro, um AVC brutal. Eu sou filha única, nós somos os três. Toda a vida disse que não ia pôr os meus num lar, não admito, vou cuidar até ao fim. O meu pai é o homem da minha vida. [...] Quando ele teve isto eu não conseguia que, dentro da minha cabeça, o meu pai deixasse de existir. [Foi difícil] levá-lo, tomar a decisão que ele tinha que ir para um lar. Vamos lá todos os dias, eu e a minha mãe.
Se fosse possível ele estava em casa, não é possível, [a doença] deixou algumas sequelas", revelou emocionada.
Veja aqui a entrevista.
Leia Também: "Os meus pais perderam tudo. Trabalhavam de sol a sol e eu ajudava"