Brigitte Macron chora a morte da irmã e sobrinha em apenas duas semanas

Brigitte Macron, a primeira-dama francesa, perdeu a irmã Anne-Marie Trogneux, vítima de um ataque cardíaco e, duas semanas depois, a sobrinha, vítima de uma doença prolongada.

Emmanuel Macron, Brigitte Macron, França,

© Christian Liewig - Corbis/Getty Images

Elisa Peralta
24/07/2025 10:57 ‧ há 3 dias por Elisa Peralta

Fama

Brigitte Macron

A primeira-dama francesa, Brigitte Macron, está a passar por uma fase delicada a nível pessoal. A mulher do presidente francês, Emmanuel Macron, perdeu - no espaço de duas semanas - duas pessoas muito importantes para si: a irmã, Anne-Marie Trogneux, e ainda a sobrinha, Christine Hacquin, avança a revista Hola!

 

Com 92 anos, Anne-Marie Trogneux mantinha com Brigitte uma  relação de muita proximidade. No início do mês sofreu uma paragem cardíaca na sua casa em Toulon, uma cidade francesa, e acabou por não resistir.

Duas semanas depois da morte da mãe, Christine Hacquin, filha de Anne-Marie, de 68 anos, também morreu, vítima de uma doença prolongada. 

Estas duas perdas repentinas deixaram a primeira-dama bastante abalada, revela ainda a revista Hola!

O passado de Brigitte já tinha sido assolado por várias tragédias. Em 1961 perdeu a irmã Maryvonne, de 27 anos, num acidente de carro. Jean-Claude, também seu irmão, morreu em 2018 com 85 anos. 

A mais recente polémica de Brigitte Macron

A primeira-dama e o presidente francês estão a meio de um polémico processo que envolve a influencer Candace Owens depois desta ter referido publicamente que Brigitte teria nascido do sexo masculino e seria, portanto, transexual.

A queixa foi feita num tribunal dos Estados Unidos da América, em Delaware, onde esta é acusada de ter feito uma campanha que difama a primeira-dama com a intenção de ter mais visualizações no seu trabalho.

Candace disse publicamente, por exemplo, que Brigitte se chama na verdade Jean-Michel Trogneux (o nome do seu irmão mais velho). 

Mas as polémicas não se ficam por aqui...

Recorde-se que em maio desde ano o casal francês protagonizou um momento que gerou muita controvérsia. Ao saírem do avião, acabados de aterrar no Vietname, a primeira-dama empurra o rosto do marido, que repara, nesse momento, que as portas do meio de transporte estão abertas e apressa-se a esboçar um sorriso. Logo a seguir, Macron tenta-lhe dar o braço para descerem as escadas mas esta recusa, preferindo o apoio do corrimão.

O vídeo ficou viral e a reação surgiu pouco depois com o Palácio do Eliseu a referir, citado pela France Press, que não houve nenhum tipo de desentendimento. "Estávamos a brincar", assumiu. 

Macron levou empurrão de Brigitte (e foi filmado). Momento causa reboliço

Macron levou empurrão de Brigitte (e foi filmado). Momento causa reboliço

Macron, que ficou atrapalhado, tentou disfarçar acenando aos jornalistas.

Notícias ao Minuto | 10:25 - 26/05/2025

Mas a verdade é que esta relação foi sempre marcada por mais controvérsias, começando logo pela diferença de idades entre os dois e pela forma como se conheceram. 

Macron era um estudante de apenas 15 anos que se apaixonou pela professora, na altura com 39 anos. Brigitte era casada e tinha três filhos. O escândalo foi grande e os dois afastaram-se mas o amor falou mais alto e em 2007 subiram ao altar. Na altura, Brigitte tinha 54 anos e Emmanuel 29. 

Macron e Brigitte já viveram dias melhores? As polémicas da relação

Macron e Brigitte já viveram dias melhores? As polémicas da relação

Casal conheceu-se quando Macron tinha apenas 15 anos. Apesar de todos os percalços, casal mantém unido há mais de 30 anos.

 Notícias ao Minuto | 10:29 - 27/05/2025

Leia Também: Kate Middleton recebe Macron com visual elegante (estilo bailarina)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas