Cerca de duas semanas depois de Michael Madsen ter sido encontrado inanimado em sua casa, em Malibu, na Califórnia, no dia 3 de julho, foi revelada a causa oficial da sua morte.
O ator, conhecido por filmes como 'Cães Danados' e 'Kill Bill', morreu devido a uma "paragem cardíaca causada por miocardiopatia, doença coronária e alcoolismo crónico". "Outra condição significativa foi a doença de 'thromboembolic' (tromboembólica) - coágulos sanguíneos que podem obstruir o fluxo sanguíneo em veias ou artérias, segundo o TMZ.
De acordo com a informação disponibilizada no site da CUF, a miocardiopatia "é uma situação em que o músculo do coração, designado por miocárdio, tem alterações, na ausência de uma causa aparente".
"Assim, o termo 'miocardiopatia' significa 'doença do músculo cardíaco'. Há vários tipos de miocardiopatia, podendo nas formas mais comuns haver dilatação do coração ou hipertrofia (espessamento) do mesmo. As mais comuns são a miocardiopatia hipertrófica, dilatada, arritmogénica e restritiva, entre outras."
Ainda de acordo com a certidão de óbito a que o TMZ teve acesso, o corpo de Michael Madsen foi cremado.
O ator estava a fazer grandes progressos na sua luta contra o alcoolismo até à sua morte, também segundo o TMZ. Há meses que estaria sóbrio.
Um dia depois da morte de Michael Madsen se ter tornado pública, o filho do ator, Luke, fez uma publicação que fez no Instagram, no dia 4 de julho.
Na partilha, Luke escreveu: "Alguns heróis usam capas e atiram lasers pelos olhos. Alguns heróis conseguem lutar contra exércitos e superar tudo. O meu herói usava um chapéu de cowboy. O meu herói era mais alto e mais forte do que qualquer homem que já conheci. O meu herói entendia-me melhor do que qualquer pessoa. O meu herói é o ser humano mais bom e durão que conheço. O meu herói não era apenas uma famosa estrela de cinema durona. O meu herói era o meu pai. Um homem muito bom. Amo-te, pai."
Na mesma publicação, Luke referiu ainda o falecido irmão, Hudson, que morreu em 2022, aos 26 anos.
Leia Também: Os papéis mais icónicos de Michael Madsen. Ator morreu aos 67 anos