Ana Catharina não leva desaforos para casa, muito menos quando está... dentro dela. No 'Especial' desta terça-feira, dia 8 de julho, a concorrente brasileira fez um pedido a Maria Botelho Moniz, apresentadora do reality show da TVI. Depois de uma conversa no confessionário, Catharina pediu um minuto de antena para poder esclarecer a discussão que teve com Catarina Miranda.
"A reação que eu tive em relação à [Catarina] Miranda é porque todo o mundo fala do meu sotaque, todos os anos em que eu morei aqui [em Portugal]. O sistema público, chefes que eu tive, em todos os lugares falaram do meu sotaque e, portanto, a minha reação é genuína. É uma reação de dor, porque só eu sei a dor que sinto de ser constantemente atacada. Então, eu não deveria ter colocado um pé na mesa, mas os dois", disse, sem 'papas na línguas'.
O momento ao qual Ana Catharina se refere aconteceu depois de notar que Catarina Miranda estava a falar com sotaque brasileiro durante uma discussão das duas. Ao perceber o ataque de Miranda, esta aproximou-se da colega de casa, subiu para cima de uma cadeira e colocou um pé na mesa enquanto gritava: "Repete! Repete o que você acabou de falar". Nesta ocasião, Ana notou que a rival estava a gozar com o seu sotaque, algo que não admite.
O esclarecimento da equipa de Catarina Miranda
O momento dividiu opiniões entre os telespectadores do reality show nas redes sociais. Se por um lado houve quem considerasse exagerada a reação de Ana Catharina, lamentando a sua atitude de colocar um pé em cima da mesa, por outro houve quem a entendesse, afirmando que o comportamento de Miranda tinha sido xenófobo.
Posto isto, logo no dia a seguir, a equipa de Catarina Miranda fez um comunicado nas redes sociais da concorrente, rejeitando as acusações de xenofobia.
"Reafirmamos que a Catarina defende o respeito absoluto por todas as culturas e nacionalidades", lê-se no comunicado. "A equipa Catarina Miranda rejeita qualquer forma de xenofobia ou discriminação, sublinhando o compromisso com a igualdade e a tolerância", destacaram.
Catarina Miranda em risco de sair esta semana
Na segunda semana do jogo, Catarina Miranda não se livrou de ser nomeada pela segunda vez consecutiva. Para além da concorrente, em risco de sair estão Kina, Ana Catharina, Viriato Quintela e Bruno de Carvalho (nomeado diretamente pelo 'Big' após uma discussão que levou à expulsão de Daniela Ventura).
Quem será que vai abandonar a casa mais vigiada do país?