Tema da Semana: Rainha Letizia chora debaixo de insultos e suja de lama

O momento aconteceu quando a monarca ouvia o testemunho dos sobreviventes das cheias em Valência, durante uma visita a Paiporta.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
08/11/2024 16:11 ‧ há 4 semanas por Notícias ao Minuto

Fama

Tema da Semana

Letizia e Felipe VI visitaram Paiporta, em Valência, no 3 de novembro, para ver de perto as consequências das cheias no local e prestarem apoio às vítimas. Porém a recepção aos reis foi tudo menos pacífica.

 

Os reis espanhóis foram alvo de apupos, insultos e até mesmo arremessos de lama.

Momento marcante que destacamos hoje na rubrica Tema da Semana do Fama ao Minuto, destacando a imagem da rainha Letizia emocionada, debaixo de insultos e suja de lama.

Apesar do ambiente de tensão, os soberanos continuaram no local e falaram com vários habitantes, tentando consolar alguns dos sobreviventes.

Notícias ao Minuto © Getty Images

Mostrando-se compreensivo com a situação, o monarca espanhol notou que era preciso entender a "raiva e frustação" das pessoas. "A estas pessoas devemos dar-lhes esperança, atender a emergência, mas também garantir que o Estado em toda a sua plenitude está presente".

Se a situação não beneficiou a imagem pública do primeiro-ministro Pedro Sánchez, que foi de imediato retirado do local após acionado o protocolo de segurança, o mesmo não se pode dizer quanto aos soberanos. Um dos jornalistas que se encontrava no local, no momento dos ataques, elogiou a "coragem" de Felipe VI.

"O rei tem a consciência do que estão a sofrer e quis dar-lhes uma oportunidade de expressarem a sua indignação. Nesse sentido acho que teve uma boa reação", afirmou Matías Prats em declarações à Antena 3. 

Numa entrevista que o Fama ao Minuto fez ao José de Bouza Serrano, o antigo chefe do Protocolo do Estado e diplomata destacou a "sobriedade" e a calma de Felipe VI nesta situação, que poderia ter sido muito pior. 

"Tornou-se ingovernável, mas o rei manteve-se com ar sóbrio. Esteve próximo dos seus concidadãos. Ouviu as pessoas a uma distância física que era arriscada, mas apresentou-se ali de boa fé e com a impotência de quem não tem poderes executivos", dá conta.

"Felipe VI podia ter sido agredido com mais força. Letizia assustou-se"

Estivemos à conversa com José de Bouza Serrano, antigo chefe do Protocolo do Estado e diplomata, sobre os ataques de que os reis de Espanha foram alvo durante a visita a uma das zonas mais afetadas pelas cheias em Valência.

Mariline Direito Rodrigues | 11:15 - 04/11/2024

Entretanto, a justiça espanhola abriu um inquérito perante os incidentes com Felipe VI, após o ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska confirmar que a Guarda Civil estava a investigar o ocorrido no domingo em Paiporta. 

Uma vez que as lágrimas de Letizia não passaram despercebidas, pois até ao momento foram raríssimas as ocasiões em que se expressou desta forma, a mulher que falou com a soberana revelou à imprensa como foi a conversa de ambas no local. 

Mulher que levou rainha Letizia às lágrimas revela o que lhe disse

Mulher que levou rainha Letizia às lágrimas revela o que lhe disse

A espanhola, que surge a abraçar a rainha, terá já sido abordada por pessoas de vários países, curiosos em saber o que se passou entre as duas mulheres.

Notícias ao Minuto | 11:31 - 05/11/2024

A visita dos monarcas durou três dias. Paiporta, sublinhe-se, foi uma das localidades mais atingidas pelas inundações, que já fizeram 217 mortos e dezenas de desaparecidos.

Leia Também: Suja de lama e debaixo de insultos, rainha Letizia não contém as lágrimas

Leia Também: Não são de ferro! 20 vezes que membros da realeza choraram em público

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas