Procurar

Morreu Gena Rowlands, atriz de 'O Diário da Nossa Paixão'. Tinha 94 anos

Gena Rowlands, sofria há cinco anos de Alzheimer, uma doença cognitiva degenerativa sem cura, morreu na quarta-feira na Califórnia (sudoeste).

Morreu Gena Rowlands, atriz de 'O Diário da Nossa Paixão'. Tinha 94 anos

© ROBYN BECK/AFP via Getty Images

Lusa
15/08/2024 18:11 ‧ há 1 ano por Lusa

A atriz Gena Rowlands, vencedora de dois Globos de Ouro, nomeada duas vezes para os Óscares, tendo recebido, em 2015, um prémio de carreira, morreu aos 94 anos, avançou a imprensa norte-americana.

 

De acordo com o portal de notícias de entretenimento TMZ e o jornal New York Times, Rowlands, que sofria há cinco anos de Alzheimer, uma doença cognitiva degenerativa sem cura, morreu na quarta-feira na Califórnia (sudoeste).

Rowlands destacou-se como musa do marido, o realizador John Cassavetes (1929-1989), incluindo em filmes como 'Uma Mulher sob Influência' (1974) e 'Glória' (1980), que lhe valeram duas nomeações para o Óscar de Melhor Atriz.

Fora do sistema dos grandes estúdios, o casal criou em 10 películas independentes retratos da classe trabalhadora.

Cassavetes "tinha um interesse particularmente simpático pelas mulheres e pelos seus problemas na sociedade, como eram tratadas e como resolviam e superavam o que precisavam, por isso todos os seus filmes têm algumas mulheres interessantes", disse Rowlands à agência de notícias Associated Press em 2015.

A atriz conquistou dois Globos de Ouro, um prémio Daytime Emmy e três Primetime Emmy, incluindo pelo filme para televisão 'Hysterical Blindness' (2022), da realizadora indiana Mira Nair.

Rowlands colaborou ainda com o realizador Woody Allen no drama 'A Outra' (1988) e despertou a atenção de uma nova geração de espetadores no filme 'O Diário da Nossa Paixão' (2004), realizado pelo filho, Nick Cassavetes.

Em 2011, a atriz regressou ao cinema em 'Olive', a primeira longa-metragem filmada inteiramente com um telemóvel, e a última aparição num filme foi em 2014, em 'Six Dance Lessons in Six Weeks'.

Um ano depois, Rowlands recebeu um Óscar honorário em 2015 em reconhecimento da carreira e herança em Hollywood. "Sabem o que é maravilhoso em ser atriz? Não se vive apenas uma vida. Vive-se muitas vidas", disse a atriz, no discurso.

Leia Também: Polícia faz detenção relacionada com a morte de Matthew Perry

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10