Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 19º MÁX 27º

Morreu Shelley Duvall, atriz de 'The Shining'. Tinha 75 anos

A atriz morreu durante o sono, conforme informou o companheiro.

Morreu Shelley Duvall, atriz de 'The Shining'. Tinha 75 anos
Notícias ao Minuto

16:34 - 11/07/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Fama Shelley Duvall

Shelley Duvall, atriz que deu vida à mulher de Jack Nicholson no filme 'The Shining', morreu. Tinha 75 anos. Duvall deu vida a Wendy Torrance na adaptação da trama de Stephen King. 

 

A morte foi noticiada por Dan Giloy, seu companheiro desde 1989. Em declarações ao The Hollywood Reporter foi revelado que a artista morreu durante o sono devido a complicações de diabetes.

"A minha querida e doce parceira de vida maravilhosa e amiga deixou-nos. Foi demasiado sofrimento ultimamente, agora está livre. Voa, linda Shelley", afirmou Gilroy. 

Duvall estreou-se no grande ecrã em 1970 com 'Brewster McCloud', do realizador Robert Altman. Participou de seguida noutros filmes de Altman, como 'McCabe & Mrs. Miller' ('A Noite Fez-se para Amar'), 'Thieves Like Us' ('Todos Somos Ladrões') e 'Nashville'.

Ao longo da sua carreira no cinema, a atriz participou em sete filmes de Altman, que era considerado o seu mentor. Com o 'thriller' '3 Women' ('Três Mulheres'), também do realizador, conquistou o prémio de melhor atriz no Festival de Cannes, em 1977, e uma nomeação para os BAFTA, os prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão.

A fama viria com a adaptação cinematográfica de 'The Shining', dirigida por Stanley Kubrick, em 1980, no qual interpretou Wendy Torrance, a mulher de Jack Torrance (Jack Nickolson), um casal que se muda para o Overlook Hotel, no Colorado, para guardar as instalações durante os meses de inverno.

Os dois protagonizam uma das sequências mais célebres do grande ecrã, quando Wendy se refugia na casa de banho, com uma faca na mão, depois de um Jack Torrence enlouquecido a perseguir pelo hotel com um machado, com a intenção de a matar.

"O Jack está aqui", diz ele, numa das cenas mais reconhecíveis do filme, enquanto mete a cabeça pela porta destruída, para se dirigir à mulher, que tenta fugir.

Shelley Alexis Duvall nasceu em Fort Worth, Texas, em 1949. Formou-se na Waltrip High School e começou por ser vendedora de cosméticos.

Em 1970, foi descoberta por caçadores de talentos numa festa local. Shelley tinha experiência de teatro em peças do liceu e aceitou a oferta de Robert Altman para entrar em 'Brewster McCloud'.

Seguiram-se mais seis filmes com o realizador, e papéis noutras produções, entre as quais uma participação especial em "Annie Hall", de Woody Allen, em 1977.

Na fase final da carreira, entrou em produções como 'Home Fries', 'Suburban Commando' e 'Changing Habits', e em séries televisivas como convidada especial, tais como 'Frasier', 'LA Law' e 'The Ray Bradbury Theatre'.

Um dos seus últimos trabalhos no cinema data de 2002, 'Manna from Heaven', de Gabrielle e Maria Burton, onde desempenhou o papel da detetive Dubrinski.

Em 2023 fez uma aparição em 'The Forrest Hills', produção independente dirigida por Scott Goldberg.

Leia Também: Morreu a mãe de Jon Bon Jovi (dias antes de completar 84 anos)

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório