Meteorologia

  • 03 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 26º

Abdicação de Margarida da Dinamarca foi uma surpresa total. Saiba porquê

Uma explicação dada pela historiadora real Marlene Koenig.

Abdicação de Margarida da Dinamarca foi uma surpresa total. Saiba porquê
Notícias ao Minuto

23:11 - 03/01/24 por Notícias ao Minuto

Fama Margarida da Dinamarca

A abdicação da rainha Margarida apanhou os dinamarqueses totalmente de surpresa, não só porque a soberana sempre manifestou vontade de se manter no trono até ao fim dos seus dias, como também porque abdicar é algo quase inédito na Dinamarca.

Marlene Koenig, historiadora real, explicou em declarações à revista Hello! que a abdicação não é comum na história da monarquia dinamarquesa, sendo que a última aconteceu há quase 900 anos, quando Eric III deixou o trono em 1146.

"Em inúmeras entrevistas e declarações, a rainha Margarida foi inflexível sobre a decisão de não abdicar. No seu discurso [de Ano Novo], Margarida aludiu à sua cirurgia nas costas [a que se submeteu há quase um ano] e disse que isso fez com que ela pensasse em abdicar", afirmou, explicando que não esperava que a rainha abdicasse, mas que parece ter sido uma decisão "cuidadosa" e "não apressada".

"A cirurgia [à qual se seguiu um período de convalescença] naturalmente deu origem a pensar sobre o futuro, sobre se tinha chegado a hora de deixar a responsabilidade para a próxima geração", afirmou ainda a historiadora. 

De recordar que existem outras monarquias que têm como tradição a abdicação, como acontece na Holanda ou na Bélgica. Já em países como a Noruega ou Inglaterra, o costume é que os reis de mantenham no exercício de funções até ao dia da sua morte. 

Leia Também: Afinal, há um rei que soube de antemão da abdicação da rainha Margarida

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório