O tweet foi rapidamente apagado, sem qualquer explicação ou pedido de desculpas da KLM, mas ainda assim não evitou milhares de críticas, entre elas a do ator mexicano Gael Garcia Bernal, que não poupou sequer na linguagem.
A companhia aérea holandesa apagou um tweet sobre a eliminação da seleção mexicana do campeonato do mundo de futebol, considerado ofensivo pelos seguidores do microblog.
“Adíos Amigos (Adeus Amigos)” podia ler-se no tweet, acompanhado de uma fotografia na qual constava uma placa de aeroporto com a palavra “Departures (Partidas)” e, ao lado, um pictograma com o sombreiro e o bigode, representando os mexicanos.
A empresa quis comemorar, desta forma, a passagem da seleção holandesa aos quartos-de-final do Mundial no Brasil, depois da vitória sobre o México por 2-1, este domingo, em Fortaleza.
Muitos internautas consideraram a mensagem de “infeliz”, “pouco divertida” e “arrogante”. O premiado ator mexicano Gael García Bernal foi um dos que postou que nunca mais viajará com a KLM.
Também em reação, a companhia aérea Aeroméxico respondeu à provocação da concorrente devolveu com a publicação de uma imagem com a placa “Arrivals (Chegadas)” e a seguinte mensagem: “Obrigada por este grande campeonato, estamos orgulhosos. #VivaMéxico”.