Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 29º

Rita Ferro Rodrigues: "Uma mulher não é menos mulher por levar epidural"

A apresentadora lamentou algumas das tendências atuais que se verificam em relação aos partos.

Rita Ferro Rodrigues: "Uma mulher não é menos mulher por levar epidural"
Notícias ao Minuto

10:30 - 18/04/23 por Notícias ao Minuto

Fama Rita Ferro Rodrigues

Rita Ferro Rodrigues fez uma reflexão na sua página de Instagram sobre os partos e as novas tendências de mulheres que preferem ter os filhos em casa e não no hospital.

"Ouvi muitas vezes a minha querida avó contar que o maior desgosto da vida dela foi a morte de um filho, num parto em casa, quando as mulheres não tinham alternativa. Estava lá a “parteira” mas o bebé tinha o cordão à volta do pescoço e não sobreviveu. A minha avó sobreviveu a custo, muitos anos inundada pela tristeza", começa por contar.

"Já perdi a conta ao número de amigas minhas que não se tinham safado se não tivessem os filhos num hospital, com a assistência médica competente e pronta. Uma mulher não é menos mulher por levar epidural. Esta recente glorificação da dor deixa-me petrificada! É preciso provarmos o quê? Nós mulheres já não sofremos o suficiente?", questiona. 

"A conquista do parto hospitalar foi determinante para reduzir drasticamente o número de mortes no parto, seja dos bebés, seja das mães. Em muitos países africanos (por exemplo) jovens mães ainda morrem todos os dias que nem tordos a ter dos seus bebés sem qualquer apoio médico. O que elas desejariam a oportunidade de os fazer nascer num ambiente seguro", continua.

"Falemos de humanização do parto hospitalar sempre, falemos do combate à violência obstétrica sempre…. mas, por favor, não retrocedamos naquela que é uma das maiores conquistas das mulheres (ocidentais) e que ainda está por conquistar por tantas outras não privilegiadas: o parto hospitalar assistido por médicos", apela.

"Este post não pretende abrir guerras e muito menos atacar seja quem for. É apenas uma reflexão e até uma homenagem à minha avó e a todas as mulheres que passaram por o que ela passou. Não esquecer", completa.

Leia Também: SNS vai financiar melhorias em salas de partos com 20 milhões de euros

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório