Simone de Oliveira revela pacto: "Eram encostados à parede e fuzilados"

Simone de Oliveira relatou a sua viagem até Angola, em plena Guerra Colonial, para animar as Forças Armadas.

Notícia

© Reprodução - SIC

Notícias ao Minuto
03/02/2023 09:47 ‧ 03/02/2023 por Notícias ao Minuto

Fama

Simone de Oliveira

Com apenas 23 anos, Simone de Oliveira foi convocada pelo governo português para viajar até Angola na companhia de mais três artistas femininas. O objetivo? Levantar as moral das tropas que combatiam na Guerra Colonial. 

Em entrevista a Júlia Pinheiro, a icónica cantora, hoje com 84 anos, lembrou este enorme desafio, no qual se deparou com momentos e histórias que a marcaram para sempre. 

"Era não perceber porque é que tínhamos sido mandados para ali, o que é que estava a acontecer, porque é que estava a acontecer", desabafa, notando que temia pelo que pudessem fazer com a família que tinha ficado em Portugal. 

Simone recorda, inclusive, que chegou a dar um espetáculo para militares que não viam pessoas de fora há mais de um ano. 

Outra das memórias que deixou Júlia surpreendida foi o pacto que Simone diz ter feito com as colegas de profissão que a acompanharam. 

"Tínhamos feito um pacto pelas quatro mulheres: acontecesse o que acontecesse, se alguém se tivesse metido connosco, e não temos 'isto' para dizer de ninguém, nós calaríamos porque eles eram encostados à parede e fuzilados", revela. 

A personalidade nota que o pacto aplicava-se mesmo em caso de violações. Contudo, realça, Simone de Oliveira garante ter sido muito respeitada por todos os soldados a quem deixou a sua homenagem.

Veja aqui a entrevista. 

Leia Também: Diamantina sobre saída repentina da RTP: "Fiquei magoada"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas