Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Linda de Suza: A cantora emigrante da 'mala de cartão'

A cantora Linda de Suza, intérprete de êxitos como 'Um Português', morreu hoje, aos 74 anos, vítima de covid-19, anunciou o agente à agência France-Presse.

Linda de Suza: A cantora emigrante da 'mala de cartão'
Notícias ao Minuto

11:30 - 28/12/22 por Lusa

Fama Linda de Suza

A cantora Linda de Suza, intérprete de êxitos como 'Um Português', morreu hoje, aos 74 anos, vítima de covid-19, anunciou o agente à agência France-Presse.

Linda de Suza é o nome artístico de Teolinda Joaquina de Sousa, nascida há 74 anos em Beringel, no concelho de Beja, que emigrou em 1970 para França, onde fez carreira na área da música.

Linda de Suza estreou-se como cantora no restaurante Chez Loisette, em Saint-Ouen, a cerca de 6,5 quilómetros a norte de Paris, onde foi descoberta pelo compositor André Pascal (1932-2001) que a apresentou, posteriormente, ao compositor Alex Alstone (1903-1982).

A etapa seguinte foi a apresentação da cantora na televisão, no programa 'Rendez-Vous du Dimanche', de Michel Drucker, onde interpretou a canção 'Un Portugais' (Vine Buggy/Alex Alstone), cujas vendas do 'single' atingiram o Disco de Platina em França em 1979.

A cantora assinara, entretanto, contrato com a discográfica Carrere, depois de recusada pela Barclay, e estava lançado o mote da sua carreira com 'Um Português (Mala de Cartão)', na qual cantou os lamentos da saudade de quem deixou o país, seguindo-se o 'single' "Uma moça chorava".

Linda de Suza tornou-se a cantora da comunidade emigrante portuguesa, cantando as suas dificuldades e saudades do país distante, em temas como 'J'ai deux pays pour un seul coeur' ou 'La Symphonie du Portugal'. No seu repertório incluiu temas do cancioneiro popular, nomeadamente 'Lírio Roxo' e 'Malhão, Malhão', e gravou 'Coimbra/Avril au Portugal'.

A cantora atuou em Portugal, em 1979, e continuou a bater recordes de vendas na década de 1980, publicando o álbum 'Amália/Lisboa' e 'singles' como 'Canta Português', 'L'Etrangère' ou 'Comme Vous'.

A sua história foi adaptada à televisão, numa minissérie intitulada 'Mala de Cartão' (1988), protagonizada por Irene Papas (1919-2021).

Na década de 1990, Linda de Suza deu ainda voz a sucessos como 'Simplement vivre', 'Tu seras mon père', 'Pars sans un adieu' e 'Tiroli, Tirola'.

Do seu repertório fazem parte 'Holà! La Vie', de sua autoria com música de Jean Schmitt, 'La Tristesse ne fait de bien à personne' de sua autoria com música de Vine Buggy, 'Rien n'arrête le bonheur', 'Mulher, ó Mulher', 'No olhar do homem que nos ama', 'Les oeillets rouges', 'C'est toi que j'attendais', 'Orfeu Negro', 'Maria Dolores', 'Canta Shimilimila' ou 'Nasci para cantar'.

A cantora passou por vários contratempos pessoais, que tiveram eco na imprensa: em 2010, tornou públicas as suas dificuldades financeiras e acusou o companheiro de lhe roubar a identidade; na época, afirmou que vivia com cerca de 400 euros mensais, todavia, Linda de Suza voltou aos palcos e, entre 2014 e 2017, realizou várias digressões.

Em 2020, apresentou um novo projeto, 'Postais de Portugal', com qual preparava uma nova digressão que a pandemia de covid-19 obrigou a cancelar.

Leia Também: Morreu a cantora Linda de Suza. Tinha 74 anos

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório