Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Os 'pontos chave' do primeiro discurso de Carlos III como rei

As palavras do novo rei de Inglaterra foram transmitidas em direto no mundo inteiro.

Os 'pontos chave' do primeiro discurso de Carlos III como rei
Notícias ao Minuto

18:26 - 09/09/22 por Filipe Carmo

Fama Rei Carlos III

Carlos III fez esta sexta-feira, dia 9 de setembro, o seu primeiro discurso como rei de Inglaterra, cerca de 24 horas depois de anunciada a morte da mãe, a rainha Isabel II. Sem esquecer o compromisso que agora assume, fez questão de sublinhar o papel da mãe, a quem dedicou grande parte das suas palavras.

Carlos III destacou o "compromisso" da rainha em relação à função que desempenhou durante os últimos 70 anos. "Nunca vacilou durante o seu tempo de serviço", disse.

"Devemos-lhe a mais sentida dívida que qualquer família pode dever à sua mãe pelo seu amor, afeto, orientação, compreensão e exemplo", acrescentou.

O rei recordou que o início do percurso da mãe ficou marcado pelos "constrangimentos da Segunda Guerra Mundial", isto antes de falar sobre o papel que agora assumirá. "Como a Rainha fez com tanta devoção, também agora me comprometo, no tempo que Deus me conceda", notou.

Ao filho William, Carlos deixou palavras de especial apreço: "Com a Catherine ao lado dele, os nossos novos príncipe e princesa de Gales, eu sei que irão continuar a inspirar e a liderar as nossas conversas nacionais".

Sobre a esposa, Camilla, Carlos referiu que acredita que "vai estar à altura" deste novo desafio. Já sobre Harry e Meghan, o rei fez questão de expressar o seu carinho por ambos "enquanto eles continuam a construir as suas vidas no exterior".

"E para a minha querida mãe, quando agora começa a sua última grande jornada para se juntar ao meu querido e falecido papai, quero apenas dizer isto: obrigado. Obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família das nações que serviu tão diligentemente durante todos estes anos", referiu.

Leia Também: AO MINUTO: O primeiro discurso de Carlos III enquanto rei

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório