Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Príncipe Carlos expressa "tristeza pessoal" pelo impacto da escravatura

Carlos de Gales lamentou o "impacto contínuo da escravatura", depois da realeza ter sido alvo de críticas por não apresentar desculpas devido ao papel da monarquia no tráfico de escravos no passado colonial.

Príncipe Carlos expressa "tristeza pessoal" pelo impacto da escravatura
Notícias ao Minuto

11:58 - 24/06/22 por Lusa com Notícias ao Minuto

Fama Príncipe Carlos

O príncipe Carlos expressou o seu mais "profundo lamento" sobre o "duro impacto da escravatura" durante um discurso na sessão e abertura da Commonwealth Heads of Government Meeting (CHOGM) no Ruanda.

O príncipe, sucessor ao trono britânico, apelou aos líderes que se juntassem a ele no reconhecimento dos horrores relativos ao tráfico de escravos e outros assuntos sensíveis do passado colonial. 

"Para libertar o poder do nosso futuro em comum, também devemos reconhecer os erros que moldaram o nosso passado. Muitos desses erros pertencem a uma época com valores diferentes e, de certa forma, a uma época com menos valores", defende. 

"Não consigo descrever a profundidade da minha tristeza pessoal pelo sofrimento de tantos, enquanto continuo a aprofundar a minha própria compreensão sobre o impacto contínuo da escravatura", nota, afirmando que ele próprio continua a aprender sobre o assunto. 

A cimeira no Ruanda, que aderiu à Commonwealth em 2009, realiza-se numa altura em que se levantam questões sobre o futuro da organização de 54 Estados-Membros perante a transição da monarquia britânica e as críticas ao passado colonialista.

A rainha Isabel II é a Chefe de Estado em 14 dos Estados-membros, mas alguns deles não escondem o desejo de se distanciar da monarquia, como fez Barbados, que proclamou oficialmente a república em novembro de 2021.

Na cimeira que se realiza hoje e sábado, os líderes dos países da Commonwealth vão discutir questões como as alterações climáticas, doenças tropicais e outros desafios que se tornaram mais difíceis com a pandemia da covid-19.

Além da rainha britânica, de 96 anos, vários chefes de Estado ou de governo optaram não se deslocar pessoalmente à reunião, como os primeiros-ministros indiano, Narendra Modi, e australiano, Anthony Albanese.

Leia Também: Príncipe Carlos reuniu-se com Presidente Paul Kagame do Ruanda

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório