Camilla, duquesa de Cornualha, irá ser rainha consorte quando o marido, o príncipe Carlos, subir ao trono um dia. A confirmação foi dada no passado fim de semana por parte de um comunicado da rainha.
Mas afinal, o que é que este título significa exatamente?
Rainha consorte é um título tradicional destinado à esposa do monarca reinante. O título de 'rainha' é para figuras femininas que se tornam monarcas através da linha de sucessão - como aconteceu com Isabel II quando o pai, o rei George VI, morreu.
Embora os títulos sejam ligeiramente diferentes, espera-se que a duquesa de Cornualha venha a ser tratada como a rainha Camilla, tal como o era a mãe de Isabel II, antes da morte de George VI, passando a partir de então a ser conhecida como 'rainha mãe'.
Note-se que o referido comunicado foi marcante tendo em conta que quando o príncipe Carlos e Camilla ficaram noivos em 2005, foi revelado que Camilla iria ser 'princesa consorte' quando Carlos subisse ao trono.
A decisão, na época, deveu-se à grande controvérsia gerada pelo relacionamento dos dois, que começou quando Carlos ainda era casado com a princesa Diana.
Leia Também: Isabel II revela que aprova o título de rainha consorte para Camilla
Leia Também: Carlos honrado com desejo de Isabel II de tornar Camilla rainha consorte