Jornalista da TVE despedida após comentário considerado racista

Lorena González considera que o castigo a um comentário que fez sobre o jogador angolano Eduardo Camavinga não é justo.

Notícia

© Instagram - Lorena González

Notícias ao Minuto
25/10/2021 20:09 ‧ 25/10/2021 por Notícias ao Minuto

Fama

Racismo

Lorena González, jornalista da TVE, surgiu em público - mais precisamente nos meios comunicação - pela primeira vez, depois de ter protagonizado um escândalo, há um mês, relacionado com racismo. Conforme destaca o La Vanguardia, durante a apresentação de Eduardo Camavinga, contratação do Real Madrid deste verão, Lorena foi apanhada a dizer que o jogador era "mais negro que o equipamento", comentário que não passou despercebido. 

Perante o sucedido foi aberta uma investigação pelo canal de televisão com o objetivo de apurar o que de facto aconteceu. Lorena ainda apresentou um pedido de desculpas, sublinhando, contudo, que hoje em dia tudo é "radicalizado ou politizado demais".

Entretanto, em declarações à Rádio Marca, a jornalista admitiu que "foi um erro pelo qual pediu perdão e pelo qual sofreu consequências graves", uma vez que foi afastada do seu cargo profissional. 

"Não sou mártir, nem exemplo de nada, mas isto levou-me a ser afastada abruptamente da TVE. Pedi desculpas por um erro, por um comentário que fiz com o microfone desligado [estando este ligado sem a jornalista se ter apercebido], mas não me vou desculpar por um comentário racista, porque nunca o fiz", defendeu.

"Para mim não é um comentário depreciativo ou pejorativo. Não estou a ofender o jogador, não estou a comparar a cor da sua pele com algo depreciativo ou feio. Um comentário feio, nesse sentido, nunca sairia da minha boca, nem mesmo com o microfone fechado", justifica, referindo que já teve a oportunidade de falar pessoalmente com Camavinga, que não se mostrou ofendido com o sucedido. 

Apesar de admitir o seu erro, González considera que este não vale o fim da sua carreira, confessando que tem sofrido bastante nos últimos tempos.

Leia Também: Carolina Deslandes denuncia caso de racismo. "Vergonhoso. Revoltante"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas