Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

"Música e poesia podem ser um instrumento altamente eficaz para educar"

Cantora Noa lançou recentemente 'O Mundo da Luzinha', projeto que foi o grande destaque da conversa com o Fama ao Minuto.

"Música e poesia podem ser um instrumento altamente eficaz para educar"

Depois de ter sido mãe pela primeira vez, em 2019, da pequena Luz, Noa (o nome artístico de Lia Gesta) lançou um projeto muito especial: 'O Mundo da Luzinha'. Dirigido a pais e crianças, este trabalho é composto por dois livros infantis para idades entre um e três anos.

Esta é a "história de Luzinha, uma bebé curiosa com uma ávida vontade de conhecer o mundo que a rodeia. Cada volume narra um momento do dia a dia com a bebé, estimulando a sua atividade motora, intelectual e afetiva através do ritmo, melodia, harmonia e timbre". 

Os livros - que podem ser adquiridos através da página de Instagram e Facebook de Noa e 'Mundo da Luzinha' - foram o grande destaque da conversa da artista com o Fama ao Minuto

Mas não ficou por aqui e falou ainda da maternidade, partilhando também as novidades que estão prestes a chegar. 

Acaba de lançar a coletânea ‘O Mundo da Luzinha’, com dois livros infantis. Um projeto que chega dois anos depois do nascimento da sua filha. Este trabalho foi inspirado na sua experiência enquanto mãe? E qual foi o momento em que decidiu que tinha de avançar com este projeto?

Este projeto é uma inevitabilidade. O nascimento da Luz foi o empurrãozinho que faltava. É um aliar de sentimentos e vontades. É um conjugar de forças convergentes que se alinham no sentido de estimular a educação da criança através da música e da literatura. Enquanto mãe de primeira viagem, percebi desde cedo que a música e a poesia podiam ser um instrumento altamente eficaz para educar a as crianças. Foi numa viagem de carro, enquanto lhe cantava uma música acabada de inventar, que me lembrei de pôr no papel as nossas rotinas do dia a dia e a isso juntar-lhe a música que tinha acabado de criar. Daí ao passo seguinte foi um instante. A Luz foi a minha inspiração, a minha musa.

Qual a reação da pequena Luz a ‘O Mundo da Luzinha’? E de que maneira é que a música pode ajudar da educação dos filhos?

A Luz fica sempre muito atenta quando lhe leio pela milionésima vez o livro do 'Bom dia!' ou da 'Hora da Papa'. Já canta as canções e faz os gestos. Era este o aprendizado que eu gostaria de incentivar. A música ajuda na educação, porque é um recurso que exprime sentimentos, valores e ideias. Através da música a criança consegue comunicar e relacionar-se com o mundo que a rodeia. E vice-versa: a criança assimila o que o mundo tem para lhe oferecer.

A criança pode utilizar a música pelo simples prazer da música, mas a música também é um recurso de maturação intelectual e emocional que faz a criança crescer interiormente. A música tem normas e tem regras e ao cantar as músicas da Luzinha, por exemplo, a criança aprende a socializar-se com essas regras, que lhe são transmitidas quase sem ela se aperceber. A música impõe discretamente uma organização mental de ideias, de criatividade que estimulam a sensibilidade da criança e a conduz num movimento afetivo.

O que mais destaca neste projeto?

Este projeto alia a música (disponíveis na aplicação e no YouTube) à poesia, à metáfora (o violino mágico adquire um papel interventivo que apazigua as asneiras da Luzinha), à multimédia (cada música tem um vídeo de desenhos animados). É todo um universo que a criança aprende a explorar sozinha. É muito prático para os pais também porque é tão fácil de aceder, que uma criança aprende facilmente a mexer no livro e na aplicação ao mesmo tempo.

Qual o feedback que tem recebido?

Tenho recebido mensagens de mães e avós que adquiriram o livro e que se mostram muito entusiasmadas com os resultados. As crianças ficam presas à música e gostam de folhear os livros e fazer os jogos que estão no final dos livros. Fico muito feliz quando leio estas mensagens, porque é sinal que também resulta com estas famílias.

Sendo este um trabalho inspirado na maternidade, como foram os primeiros dias enquanto mãe e quais os maiores desafios que tem encontrado nesta nova fase?

Os primeiros dias foram de ansiedade e de surpresa. Sou a mais velha de quatro irmãs e ajudei na educação das 'manas', mas nada se compara com um filho nosso. Tive alguns desafios no início como por exemplo, manter a calma com o choro do bebé. Talvez tenha sido o mais difícil. Se calhar por causa da audição, era algo que tive de contar até 100 muitas vezes.

De resto, a Luz sempre foi um bebé calmo que sempre me acompanhou para todo o lado. Logo, foi aprendendo desde cedo a saber estar em todas as situações. Nunca a meti numa redoma, pelo contrário, sempre quis ensinar-lhe como o mundo é na verdade: sempre exposta ao mundo, mas sempre protegida pelos pais. Mas o tempo passa e com ele mudam os desafios. Cada fase tem desafios diferentes. Ela agora já está no infantário. Novas etapas se seguirão e aí estaremos nós para a ajudar a percorrer o seu caminho.

Estes livros são destinados a crianças de 1 a 3 anos. Vai continuar a investir neste projeto e lançar novos livros para outras idades?

Sem dúvida que sim. 'O Mundo da Luzinha' vai agora sair dos livros para o terreno, com eventos pelo país de música e poesia para bebés. Aliás nas minhas redes sociais podem saber onde vamos estar em cada mês. Estamos ainda a criar vídeos para as redes socias d'Mundo da Luzinha', que será um outro complemento aos livros.

Tendo sido os seus primeiros livros publicados, este poderá ser também o início de uma carreira na escrita? Gostava de escrever outras obras diferentes?

Sem dúvida! Sou leitora compulsiva e mantenho um blog literário há alguns anos. Adoro poesia e gostava muito de publicar um livro de poesia. É um sonho antigo escrever e publicar poesia. Ou prosa poética. Foi um ponto de início muito bom. Gostava muito de ter oportunidade de dar continuidade a esta vertente literária.

E na música, algum projeto em mente para um futuro próximo?

Sim! No final de setembro vamos lançar o próximo single que estará disponível em todas as plataformas digitais. Fiquem atentos que está quase a sair! Entretanto em novembro vai sair um álbum de Natal especial que me deu muito gozo fazer. A música não pára! Não pode parar, porque está em toda a parte, faz parte do mundo e, esse, também não pode parar.

Leia Também: "Aspiro a ter uma carreira de sucesso e criar oportunidades para outros"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório