Filipa Gonçalves recorda operação de mudança de sexo. "Fiquei em coma"

Nasceu Paulo Filipe, mas aos cinco anos já sabia que vivia num corpo errado.

Notícia

© Reprodução Instagram/ Filipa Gonçalves

Notícias ao Minuto
15/09/2021 22:35 ‧ 15/09/2021 por Notícias ao Minuto

Fama

Filipa Gonçalves

Filipa Gonçalves recordou a história da sua vida numa reveladora entrevista a Júlia Pinheiro. A filha do futebolista Nené nasceu Paulo Filipe, mas aos cinco anos já sabia que vivia num corpo errado.

"Quando eu saía para a rua era a realidade dura e crua, na escola fui vítima de bullying. Fui vítima muitas vezes de maus-tratos. Nem era o bullying o que mais me magoava, o que me magoava era a humilhação pública, chamavam-me imensos nomes, nomes muito feios... e eu não conseguia passar invisível como tanto queria", começa por revelar a modelo. 

Os pais sempre a apoiaram, mas o mesmo não aconteceu com "metade" da sua família. 

Na escola o sofrimento crescia e o bullying de que era alvo tornou-a "uma pessoa muito triste e oprimida". "Muitas vezes me automutilei, cortava os braços para me impedir de estra ali", confessa.

Filipa Gonçalves começou aos 13 anos, sem nenhuma medicação, a ter a voz a afinar, ancas a alargar e os seis a desenvolverem-se. Os pais achavam que estava a tomar hormonas às escondidas, mas exames pormenorizados provaram que não. 

"A minha contagem cromossómica hormonal dizia que a nível de sexo eu era um rapaz, a nível hormonal eu era uma rapariga", revela, explicando que mais tarde percebeu que com este diagnostico não era uma transexual mas sim pseudo-hermafrodita. 

Aos 14 anos iniciou o processo de mudança de sexo, um processo que só viria a estar concluído aos 19. 

Submeteu-se aos 18 anos à operação que poderia mudar a sua vida, e que lhe permitia a desejada mudança de sexo, mas nada correu como esperado. 

"Fui operada, a operação durou seis horas e eu não acordei. Acordei passado uma semana porque fiquei em coma. O médico criou-me uma fistula vaginointestinal", recorda Filipa, que precisou de ser ostomizada após a intervenção.

Neste período perdeu 30 quilos e foi aí que, no meio de toda a desgraça que vivia, começou a sua carreira de modelo. "Todo o início da minha carreira foi com um saco que nunca ninguém percebeu que o tinha". 

Filipa foi depois novamente operada e conseguiu aos 19 anos concluir o tão desejado processo de mudança de sexo.

Leia Também: Lourenço do 'BB': "Sou transexual e estou aqui para abrir mentalidades"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas