Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ex-diretor da BBC pede desculpa ao príncipe William

O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou hoje "profundo pesar" ao príncipe William pela "dor" causada pela entrevista feita em 1995 à sua mãe, Diana de Gales.

Ex-diretor da BBC pede desculpa ao príncipe William
Notícias ao Minuto

13:13 - 15/06/21 por Lusa

Fama Realeza britânica

O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou hoje "profundo pesar" ao príncipe William pela "dor" causada pela entrevista feita em 1995 à sua mãe, Diana de Gales.

O duque de Cambridge emitiu recentemente uma declaração criticando duramente a estação pelos métodos usados pelo jornalista Martin Bashir, como documentos bancários falsos, e o efeito psicológico que a princesa sofreu após a entrevista, transmitida em 1995.

Falando hoje perante a comissão parlamentar de Cultura, Hall, que liderou em 1996 uma investigação sobre o trabalho de Bashir, disse que não falou diretamente com o duque, filho do príncipe Carlos e neto da Rainha Isabel II, para expressar os remorsos.

"Fizemos o que pensámos ser a coisa certa a fazer na altura, investigando Martin Bashir não uma, mas duas vezes. Tenho um respeito enorme pelo príncipe [William], trabalhei com ele em várias coisas e lamento profundamente a dor que isto lhe causou", afirmou aos deputados.

Questionado pelos membros da comissão sobre se havia falado com o príncipe, Hall disse que gostaria de testemunhar perante o Parlamento antes de decidir sobre os seus próximos passos.

Hall era chefe de redação da BBC na altura da entrevista e foi responsável por uma investigação interna em 1996 sobre como Bashir conseguiu a entrevista antes de assumir as funções de presidente executivo entre 2013 e 2020.

Após um período fora, Bashir voltou à BBC em 2016 para se tornar editor de assuntos religiosos, uma posição que o repórter deixou em maio passado invocando problemas de saúde relacionados com a covid-19.

Uma investigação interna da BBC rejeitou na segunda-feira que a nova contratação de Bashir pela estação pública em 2016 pretendesse encobrir as práticas fraudulentas reveladas em maio após um inquérito interno independente.

A entrevista de Bashir com Diana foi transmitida no programa 'Panorama' da BBC em novembro de 1995, quando a princesa de Gales estava separada, mas não divorciada, do príncipe Charles.

Nela, a princesa, que morreu num acidente de viação em Paris em 31 de agosto de 1997, falou pela primeira vez sobre a infidelidade do marido, alegando que havia "três pessoas" no seu casamento, uma referência a Camilla Parker-Bowles, na altura amante de Carlos. 

Camilla casou-se com o príncipe Carlos em 2005 e é atualmente duquesa da Cornualha. 

Leia Também: A razão pela qual William e Kate faltaram ao Trooping the Colour

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório