Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

O último adeus ao duque com o restrito grupo da família real

Inglaterra - e o mundo - disse, este sábado, adeus ao duque de Edimburgo, que planeou o funeral meticulosamente ao longo de 18 anos. Em plena pandemia de Covid-19, a cerimónia foi restrita a um grupo de 30 pessoas da família real.

Notícias ao Minuto

14:44 - 17/04/21 por Marina Gonçalves e Filipa Matias Pereira

Fama Príncipe Filipe

O Land Rover planeado para transportar o caixão do príncipe Filipe chegou ao recinto onde se realizou o funeral do marido da rainha Isabel II pouco antes das 15h.

O caixão saiu do Castelo de Windsor para o jipe para a cerimónia fúnebre que tinha hora marcada para as 15h. Mas antes, a família real juntou-se numa procissão, nos terrenos do castelo. 

A rainha Isabel II chegou, logo depois, ao recinto do Castelo de Windsor e começou o cortejo fúnebre com os filhos mais velhos de Filipe, Carlos e Ana, atrás do jipe, seguiram-se depois os restantes filhos do duque, o príncipe André e Eduardo. Depois estava William e Harry, netos de Filipe e filhos de Carlos, separados pelo primo mais velho, Peter Phillips. 

Como planeado, à entrada da Capela de São Jorge cumpriu-se um minuto de silêncio, e depois começou a cerimónia do último adeus ao marido de Isabel II. 

Devido à pandemia de Covid-19, o funeral privado esteve limitado a um grupo de apenas 30 pessoas. Com efeito, na cerimónia que decorreu na Capela de São Jorge do Palácio de Windsor foram cumpridas as regras de distanciamento para evitar a propagação do vírus. 

Numa das imagens partilhadas pela objetiva da Reuters (ver abaixo), viu-se a rainha sozinha, já sentada no interior da Capela, onde acompanhou a missa que antecedeu o enterro do marido. 

Embed from Getty Images

De salientar que todos os presentes usaram trajes civis, uma solução encontrada para evitar uma situação incómoda, já que o príncipe Harry, que deixou de representar a família real e perdeu os títulos honoríficos, seria o único do núcleo mais próximo sem uniforme militar. 

Terminada a cerimónia, a rainha foi a primeira a sair da capela, acompanhada pelo celebrante. Num percurso pedestre no interior do Palácio de Windsor, após a missa, Harry caminhou ao lado do irmão, William, e de Kate. 

O corpo do Duque de Edimburgo ficará sepultado no jazigo real da Capela de São Jorge do Palácio de Windsor. 

Reveja aqui o funeral do príncipe Filipe:

Leia Também: Dezenas de pessoas e a chegada da família real no funeral de Filipe

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório