Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Maria José Valério: Cerimónias fúnebres realizam-se no sábado em Cascais

As cerimónias fúnebres da cançonetista Maria José Valério, que morreu hoje, aos 87, realizam-se no sábado, em Cascais, disse à agência Lusa fonte da Casa do Artista.

Maria José Valério: Cerimónias fúnebres realizam-se no sábado em Cascais
Notícias ao Minuto

18:20 - 03/03/21 por Lusa

Fama Maria José Valério

As cerimónias fúnebres da cançonetista Maria José Valério, que morreu hoje, aos 87, realizam-se no sábado, em Cascais, disse à agência Lusa fonte da Casa do Artista.

A cerimónia de cremação de Maria José Valério realiza-se no sábado, dia 06, às 18:00, no Centro Funerário de Cascais, distrito de Lisboa.

A cantora morreu hoje no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internada desde finais de fevereiro último, e foi uma das vítimas do surto de covid-19, detetado na Casa do Artista, em Carnide.

De nome completo Maria José Valério Dourado, a cantora nasceu a 03 de maio de 1933, na Amadora, e protagonizou êxitos como 'Olha o Polícia Sinaleiro' e 'As Carvoeiras'.

Sobrinha do compositor Frederico Valério (1913-1982), na década de 1950 participou em vários espetáculos de variedades da antiga Emissora Nacional, e nas emissões experimentais da RTP, na Feira Popular, em Lisboa, depois de ter frequentado o Centro de Preparação de Artistas da Rádio da Emissora.

Em 1960, foi eleita rainha da Rádio de Goa, território então sob administração portuguesa e, dois anos depois, casou-se com o matador de touros José Trincheira, acontecimento que marcou a atualidade da época, com transmissão em direto pela RTP e bênção pontifícia.

Em 2004, a cançonetista recebeu a Medalha de Mérito da Cidade de Lisboa, grau ouro.

Em maio de 2009, o município da Amadora inaugurou um centro cultural com o seu nome, na freguesia da Venteira.

Em 2017, liderou, com o cantor António Calvário, o espetáculo "Do musical à revista".

O repertório de Maria José Valério, dividido entre o fado e a canção ligeira, inclui temas como 'Cantarinhas', 'Fado da Solidão', 'Expedicionário', 'Um Dia', 'Casa Sombria', 'Deixa Andar', 'Férias em Lisboa', 'Longos Dias', 'Lisboa, Menina Vaidosa', 'Nunca Mais', muitos da dupla de autores Eduardo Damas e Manuel Paião, que assina também a 'Marcha do Sporting'.

Leia Também: Homenagens a Maria José Valério continuam a surgir nas redes sociais

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório