Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Acusado de racismo por dar voz a personagem negro, Jorge Mourato reage

O ator afirma que não voltaria a aceitar dar voz ao protagonista do filme de animação 'Soul'.

Acusado de racismo por dar voz a personagem negro, Jorge Mourato reage

Rui Unas estreou esta terça-feira um novo programa online, 'Na Casa do Unas', onde colocou em debate um dos temas que está na ordem do dia: a polémica relacionada com a versão portuguesa do novo filme animação da Pixar - 'Soul'. 

A dar que falar está o facto de em Portugal terem sido escolhidos atores brancos para dar voz aos protagonistas negros desta que é a primeira longa-metragem do estúdio de animação com um protagonista negro -interpretado pelo ator Jamie Foxx na versão original.

Jorge Mourato foi o escolhido para dar voz ao personagem principal da trama, o que motivou várias críticas e até a que o ator fosse acusado de ter uma atitude racista por aceitar o papel. 

O ator reagiu inicialmente às críticas com uma publicação onde afirmava não ser racista, mas depois de perceber os dois lados da questão acabou por mudar de opinião. Num direto com Rui Unas, Jorge Mourato assume-se como um "racista em desconstrução". 

"Sim, errei na resposta que dei e na forma como abordei a coisa", assume, chegando mesmo a referir que caso fosse convidado novamente não aceitaria o papel. 

"Depois do que eu sei hoje, provavelmente daria oportunidade a outras pessoas, neste caso a colegas meus negros que o fizessem também", diz, explicando que só aceitaria o papel caso fosse feito um casting e se chegasse à conclusão que não existia nenhum ator negro perfeito para o papel em questão.

Jorge Mourato revelou ainda em conversa com o humorista que quando aceitou dar voz ao protagonista do filme 'Soul' não sabia qual a história do filme e o marco histórico que este representava para a cultura negra. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório