Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"O sotaque alentejano é o que me ajuda a chegar mais depressa às pessoas"

Estivemos à conversa com Ana Arrebentinha.

"O sotaque alentejano é o que me ajuda a chegar mais depressa às pessoas"

Ana Arrebentinha. É este o nome da comediante que se tornou 'especialista' em anedotas alentejanas, ou não fosse ela natural de Amareleja.

Conhecida por também ser comentadora na TVI, o seu desejo de singrar na televisão surgiu quando se apercebeu que tinha jeito para contar piadas. Era de família.

Tudo começou com os serões em que ouvia o pai a divertir os amigos com as histórias mais caricatas. Quis a vida que aos 18 anos se mudasse para Lisboa em busca deste sonho.

Como é que surgiu a televisão na sua vida?

Foi há 10 anos, quando tinha 17 anos. Eu já contava anedotas no Alentejo lá em festinhas pequeninas. Depois fui para a Rádio Planície em Moura e comecei a fazer espetáculos em alguns bares. Um dia cheguei a casa e mandei um email para o programa da Conceição Lino, o 'Boa Tarde', a dizer que sabia mais de 100 anedotas e que gostava de ir à televisão. Pensava que nunca me iriam chamar e passados dois ou três dias chamaram-me.

 A Tânia Ribas de Oliveira é a minha madrinha da televisãoE foi então que o 'bichinho' da televisão surgiu...

Sim. Quando acabei o secundário, queria ser professora de educação física, só que a partir do momento em que entrei num estúdio de televisão pensei, 'não, não é desporto, isto é que vai ser a minha vida'. Depois vim para Lisboa estudar teatro. Entretanto, fui para a RTP, a Tânia Ribas de Oliveira é a minha madrinha da televisão. Eu mandava-lhe mensagens a dizer que precisava de divulgar as minhas peças de teatro e em troca eu contava as anedotas todas que ela quisesse. Ela achou piada ao meu descaramento e começou a convidar-me para ir lá.

E sempre teve esse descaramento?

Sim, mas era um descaramento saudável. Sempre fui assim, porque tinha de me desenrascar por algum lado.

O meu pai era um grande contador de anedotas, como qualquer alentejano E porquê contar anedotas?

O meu pai era um grande contador de anedotas, como qualquer alentejano e contava muitas anedotas no Natal e no encontro de famílias. Achava piada de como as pessoas se riam de uma história completamente absurda.

Ver esta publicação no Instagram

Uma roleta de anedotas??? Veja tudo no Somos Portugal na @tvioficial . @agencia_brainentertainment @renatafigueiredos #comediante #tvi #tvioficial #tv #instagood #inspiration #influencer #alentejo

Uma publicação partilhada por Ana Arrebentinha (@anarrebentinha) a 9 de Ago, 2020 às 7:46 PDT

Na vinda para Lisboa, conseguiu adaptar-se bem?

Estava com a adrenalina toda, mas depois senti a falta da família e dos amigos. Era um espaço que não era meu, não conhecia a senhora do café, ninguém à volta. Mas passado um tempo adaptei-me porque sabia que era aqui que me tinha de formar enquanto artista.

Os seus pais compreenderam essa decisão na altura?

Sim, eu sou a mais nova de três irmãos. Claro que se preocuparam, mas a partir do momento em que eles perceberam que eu vinha informada e não atrás da ilusão da fama, ficaram mais descansados.

Há muitos jovens que vêm com a ilusão de que este meio é fácil e não éEsse lado da fama que fascina tantos jovens hoje em dia não foi um problema para a Ana...

Não, e ainda hoje não é. Temos de ter os pés assentes na terra e tem muito a ver com a educação que nos transmitem. Há muitos jovens que vêm com a ilusão de que este meio é fácil e não é. É um meio de grande responsabilidade, as pessoas pagam bilhetes para nos irem ver. Nunca me iludi com a fama, gosto que reconheçam o meu trabalho e não apenas ser famosa porque sim.

 O meu sotaque é o que me ajuda a chegar mais depressa às pessoasSendo alentejana e querendo entrar para o mundo do humor sentiu que esse estereótipo estava muito ligado a si? Ou pretendia ficar com essa marca?

Era isso que eu pretendia. Não há nenhuma alentejana a contar anedotas. O meu sotaque é o que me ajuda a chegar mais depressa às pessoas. É aquilo que eu sou.

É fácil fazer as pessoas rir?

Não é fácil... há públicos e públicos. Há aqueles que nós chegamos, dizemos boa noite e as pessoas já se estão a rir, há outros que ficam a rir mais ou menos e outros que parece que não está ninguém na sala. Essa é a parte interessante de um comediante: ter que trazer as pessoas para dentro do espetáculo, para a nossa história. É difícil, mas dá gosto.

Sendo mulher sentiu uma diferença nesse sentido?

Tenho a sorte de ser alentejana e de ter esta bengala, como já disse, mas notei que as pessoas não davam logo a oportunidade. Vemos um homem, é logo comediante, enquanto comigo era uma mulher e que era comediante. Sentia que estavam sempre a pôr-me à prova, mas nunca senti faltas de respeito por ninguém. Apenas tinha de provar mais do que os outros.

O mais desafiante é comentar uma 'casa', não fazia ideia que era tão difícil, porque estamos a comentar o comportamento das pessoas

E qual das 'tarefas' é mais fácil para a Ana? Estar em palco a contar anedotas ou em televisão a comentar reality shows?

O mais desafiante é comentar uma 'casa'. Não fazia ideia que era tão difícil, porque estamos a comentar o comportamento das pessoas. Temos de associar à nossa opinião e ter o cuidado de falar destas pessoas, temos de ter respeito, porque eles estão à procura de um sonho. Não sabemos como são fora dali, às vezes é injusto ou justo, mas é a nossa opinião e vale o que vale. É um trabalho de responsabilidade.

Gostava de ter continuado no 'Extra' do 'Big Brother'?

Eu adorei fazer, mas a televisão é feita de ciclos. Tem de haver espaço para todos. Estou a adorar estar neste lado do sofá a ver os meus colegas a comentar, mas claro que sinto saudades. Eu levo a vida assim.

Ver esta publicação no Instagram

Ontem foi o meu último dia no extra do @bigbrothertvi, foram três meses muito intensos onde aprendi, onde ri e chorei onde dei tudo o que tinha e que não tinha.. O meu objetivo em todos os projetos é aprender, aprendi com as apresentadoras, aprendi com os meus colegas comentadores e comentadoras, aprendi com todos os concorrentes e aprendi com todos vocês que durante 3 meses fizeram deste programa líder . Muito OBRIGADA OBRIGADA @endemolpt OBRIGADA @tvioficial OBRIGADA @bigbrothertvi OBRIGADA @mariabotelhomoniz OBRIGADA @mafaldacastro OBRIGADA @pedro.crispim OBRIGADA @apipocamaisdoce OBRIGADA @lilianaaguiarsemsalto OBRIAGA @cinha_jardim OBRIGADA Marta Cardoso OBRIGADA @martaneves_oficial Obrigada a toda a produção foram maravilhoso e maravilhosas. Um obrigada aos repórteres @ruisimoes10 @goncalocroque @arrojinha @barbara_ines E um enorme obrigada por tudo, pelo profissionalismo, companheirismo pelo ser humano que é, por tudo o que conquistou ao grande e enorme @claudio_ramos

Uma publicação partilhada por Ana Arrebentinha (@anarrebentinha) a 5 de Ago, 2020 às 4:26 PDT

Qual é o conselho que gostava que lhe tivessem dado quando começou a sua caminhada?

Se calhar para ir com mais calma, porque eu sou um furacão. Curtir mais o momento. Às vezes estou nos projetos e já estou a pensar como é que aquilo que vai acabar. Agora já curto mais, nem penso se vão acabar ou não.

Já aconteceu os mais novos lhe pedirem conselhos?

Sim, e como já referi, não é um mundo fácil. Não é só a parte bonita que as pessoas vêem, exige muitas horas sem dormir e não há feriados ou aniversários.

E é fácil conciliar esse mundo corrido com a vida pessoal?

É como uma profissão normal. Os meus amigos já sabem e percebem. Custa um bocadinho, mas faz parte do trabalho e eu sempre aceitei isso bem.

Tem algum plano B ou está focada nisto a 100%?

Estou focada nas aulas e também dou cursos para o setor empresarial a pessoas que querem falar em público e não conseguem.

Se pudesse trazer alguma coisa do Alentejo o que é que seria?

Trazia tudo, não consigo dizer uma coisa. Tenho vários amigos alentejanos, restaurantes, mas acho que trazia o céu - ah, que bonito, agora foi poético. Mas a sério, seria o céu. Lá é diferente, ha muitas estrelas. 

Planeia voltar?

Sim, daqui a muitos anos, gostava de sim. 

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório