Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Morreu Carlos Duarte. "A voz que fez a nossa infância" nos anúncios de TV

Trabalhou com Herman José nos programas 'Parabéns' 'e 'Herman Enciclopédia' e deu voz a anúncios de marcas como Knorr, TMN, Queijo Terra Nostra, Molaflex, Cerveja Cruz Campo, Ferrero Rocher ou Continente.

Morreu Carlos Duarte. "A voz que fez a nossa infância" nos anúncios de TV
Notícias ao Minuto

13:30 - 15/08/20 por Catarina Carvalho Ferreira

Fama Carlos Duarte

Morreu o locutor Carlos Duarte. A notícia foi confirmada nas redes sociais por amigos próximos do artista.

"Dizemos adeus a um grande amigo e a voz que fez a nossa infância. Carlos Duarte", lamenta Frederico Corado ao homenagear o amigo nas suas redes sociais.

Mais tarde, perante a falta de informação sobre a morte do homem que deu a voz a vários anúncios icónicos da televisão portuguesa, o encenador resolveu recolher e partilhar publicamente diversas informações sobre o vasto percurso profissional do locutor.

"Carlos Duarte (Locutor) Começou a trabalhar com a voz em 1969. Entre as diversas campanhas às quais deu voz estão marcas como Knorr, Woolmark, TMN, Bolachas Cuétara, Queijo Terra Nostra, Conservas Pitéu, Telecomunicações CTT, Tesa, Thermotebe, Molaflex, Cerveja Cruz Campo, Ferrero Rocher, Wella, Nasez, Savora, Tilt, Continente, Pilhas Duracel, Aspirina, Audi, Skip, Multiopticas, Iglo, Rafaelo, Yoplait, Control, Gillette, Raid, Unibanco, Mobil, Lego, entre centenas de outras, tendo participado também como figurante em vários filmes publicitários como por exemplo a campanha do Queijo Alavão", relembra.

"Foi a voz emblemática do programa '1000 Imagens' de José Nuno Martins na RTP, dos programas de Herman José 'Parabéns' (a voz dos prémios) e 'Herman Enciclopédia' (1997), do talk show 'Joaquim Letria' (1990)", continua Frederico Corado, que diz ter contado com a ajuda de Herman José para recolher todas estas informações.

A verdade é que há muito mais no percurso profissional de Carlos Duarte. Veja abaixo a publicação completa:

Ver esta publicação no Instagram

Ontem ao saber da morte do meu amigo Carlos Duarte pesquisei se haveria alguma coisa sobre ele na Internet e cheguei à conclusão que as vozes são mesmo invisíveis. Para tentar fazer uma ínfima justiça a este notável locutor reuni algumas informações numa mini biografia que fica aqui e que muito agradeço se alguém puder contribuir com mais informações, colmatar omissões ou fazer correcções. Obrigado ao @herman.jose.oficial, ao @mario_rh_bomba , ao @quimbe_oficial e ao Fernando Louro que ontem me deram algumas informações essenciais para esta recolha e ainda à minha mãe @mecolares que além de me ter apresentado ao Carlos Duarte (devia estar eu na barriga ainda) andou a fazer telefonemas a tentar reunir mais informações (quem tem filhos que os ature...) Carlos Duarte (Locutor) Começou a trabalhar com a voz em 1969. Entre as diversas campanhas às quais deu voz estão marcas como Knorr, Woolmark, TMN, Bolachas Cuétara, Queijo Terra Nostra, Conservas Pitéu, Telecomunicações CTT, Tesa, Thermotebe, Molaflex, Cerveja Cruz Campo, Ferrero Rocher, Wella, Nasez, Savora, Tilt, Continente, Pilhas Duracel, Aspirina, Audi, Skip, Multiopticas, Iglo, Rafaelo, Yoplait, Control, Gillette, Raid, Unibanco, Mobil, Lego, entre centenas de outras, tendo participado também como figurante em vários filmes publicitários como por exemplo a campanha do Queijo Alavão. Trabalhou com diversas agências, criativos e estúdios ao longo dos anos. Em 2001 foi um dos sócios fundadores da City Som, juntamente com José Relvas e Carla Guimarães e depois da Som D'Ávila. Foi a voz emblemática do programa “1000 Imagens” de José Nuno Martins na RTP, dos programas de Herman José “Parabéns” (a voz dos prémios) e “Herman Enciclopédia” (1997), do talk show “Joaquim Letria” (1990), da série “Lendas e Factos da História de Portugal” (1990), de Luíz D'Almeida Beja e de documentários como “Aqueduto das Águas Livres: 250 Anos a dar de beber à vida” (1998), de Paulo Maurício Adrião, “Água-Arriba, Histórias de Barcos e Homens” (2010), de Carlos Eduardo Viana, entre dezenas de outros para vários canais de televisão como “Campeonato Nacional de Disc-Jockeys” (1987), de Nelson Pinto para a RTP. (cont nos comentário)

Uma publicação partilhada por Frederico Corado (@fcorado) a 13 de Ago, 2020 às 4:26 PDT

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório