Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

José Raposo revela momento especial vivido no velório da atriz Maria José

Zézinha, como era carinhosamente tratada pelos amigos, morreu na passada quinta-feira. Tinha 92 anos.

José Raposo revela momento especial vivido no velório da atriz Maria José
Notícias ao Minuto

22:17 - 15/06/20 por Notícias Ao Minuto

Fama José Raposo

Maria José de Basto deixou de luto o mundo do espetáculo em Portugal. A atriz de renome, mãe de Rita Ribeiro, também ela atriz, morreu na passada quinta-feira, dia 11 de junho, vítima de doença prolongada. Tinha 92 anos. 

Uma perda dolorosa para familiares e amigos, como é o caso de José Raposo. O ator resolveu agora homenagear aquela que foi uma das pessoas mais importantes no seu início de carreira com uma mensagem pública nas suas redes sociais. 

"Ela era genial como actriz, das actrizes mais versáteis que vi, fez drama, comédia, farsa, tragédia, revista, fez os grandes autores - clássicos, contemporâneos, eruditos, populares, tudo nos vários grupos e teatros de Portugal! A dirigir actores era exímia, perfeita no tratamento do texto... o Vitor Norte ligou-me para saber do funeral, e comungámos o facto de ter sido ela quem, no nosso início, melhor nos explicou e ensinou o 'b a ba' da teatrice", começa por contar Raposo, que confessa ter mantido com Maria José e com a sua família uma relação de grande amizade. 

"Éramos visita de casa uns dos outros, a ligação afectiva estendeu-se aos meus pais, passámos Natais juntos...", revela. 

Maria José de Basto estreou-se em 1933, "com apenas cinco anos, e teve a sua última actuação em 2015". Viveu 82 anos dedicados ao teatro, mas na opinião de Raposo "foi muito pouco reconhecida pelos media, pelos dirigentes políticos, pelos produtores, e até pelas escolas de teatro que teriam ganho muito com a sua sabedoria, conhecimento e experiência". 

Por fim, o ator partilhou com os seus seguidores um momento de especial emoção vivido no velório da artista. "No seu velório três colegas leram e disseram coisas das mais bonitas que se podem ouvir sobre alguém... alguém que foi um ser especial, que ficará para sempre guardado nos nossos corações! Até sempre, querida Zézinha", completou.

Ver esta publicação no Instagram

MARIA JOSÉ (1927-2020) - A nossa Zézinha deixou-nos na 5.ª feira passada! E digo nossa porque ela iluminou a vida de quem com ela se cruzou... há pessoas assim! Em 3 de Outubro de 2018 fiz-lhe aqui uma pequenina homenagem... é muito difícil descrever a grandiosidade artística e humana de uma personalidade desta dimensão neste pequeno espaço, e no entanto, deveria ser a coisa mais natural do mundo conhecer-se bem neste país a actriz e encenadora Maria José! Ela era genial como actriz, das actrizes mais versáteis que vi, fez drama, comédia, farsa, tragédia, revista, fez os grandes autores - clássicos, contemporâneos, eruditos, populares, tudo nos vários grupos e teatros de Portugal! A dirigir actores era exímia, perfeita no tratamento do texto... o Vitor Norte ligou-me para saber do funeral, e comungámos o facto de ter sido ela quem, no nosso início, melhor nos explicou e ensinou o “b a ba” da teatrice! E eu tive o privilégio de ter feito uma grande amizade com a Zézinha e com os filhos Rita Ribeiro e António Semedo e as netas Joana e Maria! Éramos visita de casa uns dos outros, a ligação afectiva estendeu-se aos meus pais, passámos Natais juntos... Ela estreou-se em 1933 (com 5 anos!) e teve a sua última actuação em 2015 - 82 anos dedicados ao Teatro! A Maria José foi muito pouco reconhecida pelos média, pelos dirigentes políticos, pelos produtores, e até pelas escolas de teatro que teriam ganho muito com a sua sabedoria, conhecimento e experiência! No seu velório 3 colegas leram e disseram coisas das mais bonitas que se podem ouvir sobre alguém... alguém que foi um ser especial que ficará para sempre guardado nos nossos corações! Até sempre querida Zézinha! #mariajosé #actriz #homenagem #gratidão

Uma publicação partilhada por José Raposo (@joseraposoofficial) a 15 de Jun, 2020 às 1:22 PDT

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório