Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse hoje "lamentar profundamente" não ter respeitado "todas as medidas" do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia.

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa em Espanha
Notícias ao Minuto

20:05 - 31/05/20 por Lusa

Fama Covid-19

Depois de ter acusado positivo no teste de covid-19 e de ter obrigado todos os participantes nessa festa a ficar de quarentena, o príncipe Joachim, que é sobrinho do rei Filipe da Bélgica, referiu hoje que irá acatar "as consequências" dos seus atos.

"Gostaria de pedir desculpa por não ter respeitado todas as medidas de quarentena durante a minha viagem. Nestes momentos difíceis, não quis ofender ou desrespeitar ninguém", disse o jovem de 28 anos, numa declaração divulgada pelo seu advogado, Mariano Aguayo Fernández de Córdova.

Joachim foi um dos 27 participantes numa festa ilegal em Córdoba, depois de ter chegado a Espanha na semana passada para realizar um estágio, razão pela qual foi autorizado a entrar no país, apesar das restrições impostas pela pandemia.

O evento está a ser investigado pela polícia espanhola por ter excedido o número permitido de participantes, que é atualmente de 10.

Todos os participantes estão agora em quarentena após o príncipe ter acusado positivo para a covid-19.

Também hoje, o presidente do Governo Regional da Andaluzia, Juan Manuel Moreno, criticou a "enorme irresponsabilidade" de casos como o que está a ser investigado em Córdoba, sublinhando que "este tipo de comportamento não se pode repetir".

"Agora que estamos a ultrapassar a pandemia pela primeira vez não nos podemos fechar numa casa para 40 ou 50 pessoas numa festa, porque se há uma pessoa infetada, pode infetar o resto", vincou Juan Manuel Moreno, apelando a "prudência".

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 369 mil mortos e infetou mais de seis milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Espanha soma já 27.127 mortos e mais de 239 mil casos de covid-19, enquanto a Bélgica regista 9.467 óbitos e um total de 58.381 infetados.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório