Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Admiro muito a posição que o Cláudio Ramos conquistou em televisão"

Mafalda de Castro esteve à conversa com o Fama Ao Minuto sobre a experiência enquanto uma das apresentadoras do 'Big Brother'

"Admiro muito a posição que o Cláudio Ramos conquistou em televisão"

Mudou-se para a TVI no início do ano com o propósito de abraçar um dos "maiores desafios da sua carreira", depois de se tornar conhecida do grande público enquanto repórter do 'The Voice', da RTP. Mafalda de Castro é atualmente uma das apresentadoras do 'Big Brother'.

Diariamente, pelas 19 horas, relata os últimos acontecimentos do jogo que está a conquistar o país e foi sobre a experiência de dar a cara pelo reality show mais popular da televisão nacional que conversou com o Fama Ao Minuto

Como se deu o convite para ser uma das apresentadoras do 'Big Brother'?

Foi super inesperado, pelo menos para mim. Fui coordenando tudo com a minha agente (Inês Mendes da Silva, da Notable), pois, mais do que este ser um dos maiores desafios na minha carreira até ao momento, envolvia também a mudança de canal, por isso ponderei bem a minha decisão. No entanto, é incrível ter a confiança de uma pessoa tão experimente como o Nuno Santos ao ponto de receber uma proposta desta dimensão. Foi só uma questão de tempo até aceitar, isto depois de receber o apoio de toda a gente à minha volta. E ainda bem que o fiz, tenho estado a adorar.

As minhas expectativas para este programa eram altas e estão, sem dúvida, a ser excedidasSendo uma acérrima fã de reality shows, como foi a sua reação?

Já estava a par de que o 'Big Brother' ia voltar e fiquei muito satisfeita quando soube que o Cláudio Ramos tinha sido a escolha para apresentador, já acompanho e admiro há muito a carreira dele e a posição que conquistou na televisão nacional. Mal eu sabia que poucas semanas depois era eu que estaria a ser convidada para participar no programa! Fiquei mesmo surpreendida mas ao mesmo tempo muito contente!

Quais eram as maiores expectativas quanto ao regresso do formato que revolucionou a televisão nacional há 20 anos?

O regresso do 'Big Brother' é quase como que um recuperar das origens dos reality shows em Portugal. Era muito nova mas sei que a primeira edição do 'Big Brother' revolucionou a forma de como as pessoas viam televisão, passaram quase que a acompanhar uma telenovela na vida real, e a ver como o ser humano reage quando fechado numa casa durante três meses. É um desafio surreal que só sabe quem passa por isso, pois está a ser bastante comum nesta edição ouvirmos concorrentes dizerem que não estavam à espera de tanta pressão. Por isso as minhas expectativas para este programa eram altas e estão, sem dúvida, a ser excedidas.

Tanto a Maria [Botelho Moniz] como o Cláudio [Ramos] têm sido colegas brutais e não têm qualquer problema e ajudar-me a fazer melhor ou dizer-me quando algo não está bemO 'BB2020' está repleto de novos rostos que, tal como a Mafalda, se mudaram para a estação. Como está a ser trabalhar com o Cláudio Ramos e com a Maria Botelho Moniz?

Para lá de bom! Estamos a falar de dois nomes com anos e anos de experiência em televisão. Quando aceitei o convite do 'Big Brother', tinha o objetivo de perceber um pouco melhor como funcionava uma produção desta dimensão e também aprender, aprender, aprender. Ter a experiência do direto todos os dias, non-stop. Tanto a Maria como o Cláudio têm sido colegas brutais e não têm qualquer problema e ajudar-me a fazer melhor ou dizer-me quando algo não está bem. A casa tem tido muitos episódios surpreendentes e, portanto, tenho passado muito tempo com eles, o que me ajuda e dá-me também mais confiança no meu trabalho. Não poderia ter melhores pessoas ao meu lado.

A mudança foi grande, mas sei que nada disto seria possível sem a experiência e as aventuras que o 'The Voice' e a RTP me deram, é um programa que terei sempre no meu coraçãoNo seu caso, a mudança para um novo canal está a ser sinónimo de grandes mudanças e desafios?

Sim, claro. Dificilmente um programa da televisão portuguesa, neste momento, tem uma dimensão e uma complexidade de produção tão grande como o 'Big Brother', portanto está a ser um desafio enorme. E depois é uma estação nova, novas rotinas, novas pessoas e, claro, um programa novo. A mudança foi grande, mas sei que nada disto seria possível sem a experiência e as aventuras que o 'The Voice' e a RTP me deram, é um programa que terei sempre no meu coração.

Os efeitos da pandemia ainda se sentem, mas acredito que isso não está a ter grande interferência e que o programa está a ser um sucessoA pandemia da Covid-19 acabou por abalar os planos da produção. Como foi gerido em equipa esses obstáculos iniciais?

Como sabem, o programa teve de ser adiado e, sinceramente, fiquei satisfeita com a decisão de a TVI priorizar a saúde dos concorrentes e da sua equipa acima de qualquer outra coisa. Depois disso foi tudo uma questão de reorganização e de muita cautela, passando pela quarentena dos concorrentes num hotel 15 dias antes de entrarem na casa. Hoje em dia, os efeitos da pandemia ainda se sentem, mas acredito que isso não está a ter grande interferência e que o programa está a ser um sucesso!

Os concorrentes estão apresentados, o jogo já começou a desenvolver-se. Até agora quais foram, a seu ver, os pontos altos e baixos?

Acho que este tem sido um reality show atípico porque logo ao início estamos a ter de lidar com muitas situações complicadas. Concorrentes com atitudes questionáveis, violentas, a quebrarem as regras do jogo ou a falar para o exterior, tudo episódios que tornam um reality show mais apelativo mas que têm de ser geridos com a devida cautela por nós e pela produção. Até agora o momento mais 'quente' foi naturalmente a expulsão do Pedro Soá.

Tenho de saber manter a postura enquanto apresentadora e, se altura houver em que possa e deva expressar a minha opinião, devo fazê-lo com clareza e confiança no que estou a dizer Estas primeiras semanas na casa estão a ser marcadas por várias polémicas. Enquanto apresentadora, como lida com as emoções do reality show?

Tenho de saber manter a postura enquanto apresentadora e, se altura houver em que possa e deva expressar a minha opinião, devo fazê-lo com clareza e confiança no que estou a dizer. Estamos a acompanhar o dia a dia de 20 (agora menos) concorrentes dentro de uma casa e é uma sensação estranha porque estamos longe deles, eles não nos conhecem, mas nós sabemos praticamente tudo sobre eles. De uma forma geral, acho que tenho lidado bem com tudo, com os diretos, a rotina de manter o 'Big Brother' com a Mega Hits. Não tenho deixado nada para trás. Mas acho que ainda vem aí muito para ver!

O programa perdeu audiências nas primeiras semanas, mas tem vindo a conquistar a maioria do público. A que acha que se deve este crescente sucesso?

O 'Big Brother' tem estado num constante crescendo desde a estreia, com subidas consideráveis desde que os concorrentes entraram dentro da casa e já chegou a liderar em vários horários. É natural que o interesse do público vá aumentado à medida que o programa avance, pois os concorrentes também se vão dando a conhecer e, se máscaras havia, agora já estão a cair. A nossa ideia e objetivo é fazer sempre o nosso melhor, proporcionar a melhor experiência ao público e, se isso se refletir nos resultados das sondagens, ainda melhor.

Porque é que as pessoas devem ver o 'BB20' apesar das inúmeras críticas que existem em relação aos reality shows?

Como é óbvio, ninguém é obrigado a ver nada, mas acho o 'Big Brother' um programa ótimo de se acompanhar por várias razões. Tem bastante entretenimento, momentos divertidos, momentos mais tensos, é quase como que durante estes três meses aquelas pessoas fizessem também parte da nossa vida. Por outro lado, é quase como que acompanhar uma experiência social, como que uma quarentena e confinamentos levados ao extremo. Estamos no Tik Tok, Instagram, televisão, enfim, em todo lado. É um pouco impossível viver estas semanas sem dar de caras com um conteúdo do 'Big Brother'. Portanto, tenho a certeza de que quem ainda não se converteu ao programa vai fazê-lo em breve!

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório