Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Figuras públicas apoiam Marega após ser alvo de comentários racistas

"Acredito que muita gente, por essas casas fora, abandonou aquele campo de mão dada com Marega", disse Rita Ferro Rodrigues.

Figuras públicas apoiam Marega após ser alvo de comentários racistas
Notícias ao Minuto

06:45 - 17/02/20 por Notícias Ao Minuto

Fama Marega

Várias figuras públicas recorreram às redes sociais para mostrarem o seu apoio ao jogador do FC Porto, Marega, depois deste ter abandonado o jogo deste domingo, 16 de fevereiro, após ter sido alvo de cânticos racistas por parte da claque do Vitória SC.

"Por favor sejamos todos dignos da imensa coragem de Marega. Não permitamos que dourem a pílula, não aceitemos discursos ocos, desculpabilizantes, negacionistas. Acredito que muita gente, por essas casas fora, abandonou aquele campo de mão dada com Marega em total indignação e solidariedade com o ataque de que foi alvo", começou por dizer Rita Ferro Rodrigues na sua página do Instagram, destacando a coragem do futebolista. 

"Tudo farei para dar visibilidade à luta contra o racismo, venha ele de onde vier. Todos juntos faremos a diferença", rematou. 

View this post on Instagram

Por favor sejamos todos dignos da imensa coragem de Marega. Não permitamos que dourem a pílula, não aceitemos discursos ocos , desculpabilizantes, negacionistas. Acredito que muita gente , por essas casas fora, abandonou aquele campo de mão dada com Marega em total indignação e solidariedade com o ataque de que foi alvo. Eu agradeço -lhe a coragem e tudo farei para dar visibilidade à luta contra o racismo, venha ele de onde vier. Tod@s junt@s faremos a diferença. #saynotoracism

A post shared by ritaferrorodrigues (@ritaferrorodrigues) on Feb 16, 2020 at 12:45pm PST

Por sua vez, Pedro Ribeiro escreveu: "O que aconteceu hoje em Guimarães é abjecto, e deve ser condenado por adeptos e dirigentes de todos os clubes. Um abraço ao Marega". 

View this post on Instagram

O que aconteceu hoje em Guimarães é abjecto, e deve ser condenado por adeptos e dirigentes de todos os clubes. Um abraço ao @marega11 #racismoéburrice #naoaoracismo

A post shared by Pedro Ribeiro (@pedroribeirooficial) on Feb 16, 2020 at 12:51pm PST

O artista Carlão também já manifestou seu apoio ao futebolista nas redes sociais. "Se fazer patrte de uma claque que entoa cânticos racistas e estás ok com isso, és racista. Simples", disse.

View this post on Instagram

A post shared by Carlão (@carlao_nabatalha) on Feb 17, 2020 at 1:36am PST

Quem também se expressou sobre o assunto no Instagram foi o companheiro de Carolina Deslandes, o músico Diogo Clemente: "Futebol: Se os meus desejos se cumprissem o futebol português tinha uma intervenção internacional e era interdito por duas épocas. Para baralhar e voltar a dar. Para esfregar bem a cara na vergonha que é a soma de acidentes ímpares nos últimos anos no futebol português que nos proporcionam promoção internacional pela negativa.Racismo: já nem os cães usam disso. Aos doentes que provocaram isto não se pode dizer nada. Não são nada. Reduzem-se a lixo, nada. No entanto à direção de campo e de jogo do Vitória digo que há uma extrema falta de vergonha e o assumir o racismo interno por não actuarem durante tanto tempo de ofensas. Miserável. Marega, és maior e mais nobre que isto". 

View this post on Instagram

Futebol: Se os meus desejos se cumprissem o futebol português tinha uma intervenção internacional e era interdito por duas épocas. Para baralhar e voltar a dar. Para esfregar bem a cara na vergonha que é a soma de acidentes ímpares nos últimos anos no futebol português que nos proporcionam promoção internacional pela negativa. Racismo: já nem os cães usam disso. Aos doentes que provocaram isto não se pode dizer nada. Não são nada. Reduzem-se a lixo, nada. No entanto à direção de campo e de jogo do Vitória digo que há uma extrema falta de vergonha e o assumir o racismo interno por não actuarem durante tanto tempo de ofensas. Miserável. @marega11 és maior e mais nobre que isto.

A post shared by Diogo Clemente (@diogoclementemusic) on Feb 16, 2020 at 4:58pm PST

E depois do companheiro, seguiu-se a reação da própria Carolina Deslandes: "Vão-se f****! Quando dizem que o racismo não existe, quando dizem que em Portugal e no mundo não é GRITANTE a desigualdade e a humilhação! Vão-se f**** quando em vez de punirem uma claque e um clube penalizam um jogador que se está a revoltar e a NÃO aceitar um comportamento INACEITÁVEL. Tenho VERGONHA destas pessoas e desta arbitragem. Vão-se f**** quando não dão a voz a uma causa só porque não vos toca a vocês. A EMPATIA É O MOTOR DA MUDANÇA. Não é só o ódio de quem grita que é o problema, é o silêncio de quem assiste. Devemos exigir TODOS que a Liga tome uma atitude. Marega, é preciso ter balls para não deixar que a nossa profissão se sobreponha à nossa dignidade. Estamos contigo". 

View this post on Instagram

Vão-se f*der! Quando dizem que o racismo não existe, quando dizem que em Portugal e no Mundo não é GRITANTE a desigualdade e a humilhação! Vão-se f*der quando em vez de punirem uma claque e um clube penalizam um jogador que se está a revoltar e a NÃO aceitar um comportamento INACEITÁVEL. Tenho VERGONHA destas pessoas e desta arbitragem. Vão-se f*der quando não dão a voz a uma causa só porque não vos toca a vocês. A EMPATIA É O MOTOR DA MUDANÇA. Não é só o ódio de quem grita que é o problema, é o silêncio de quem assiste. Devemos exigir TODOS que a Liga tome uma atitude. Marega, é preciso ter balls para não deixar que a nossa profissão se sobreponha à nossa dignidade. Estamos contigo 

A post shared by Carolina (@carolinadeslandes) on Feb 17, 2020 at 3:54am PST

[Notícia atualizada às 12h03]

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório