Meteorologia

  • 04 ABRIL 2020
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

Imprensa britânica indignada com anúncio surpresa dos duques de Sussex

Os meios de comunicação social britânicos divulgam hoje a inquietação e indignação provocada pelo anúncio surpresa do príncipe Harry e da mulher, Meghan, de que pretendem afastar-se dos deveres reais.

Imprensa britânica indignada com anúncio surpresa dos duques de Sussex

O príncipe Harry e a mulher anunciaram quarta-feira que vão "recuar" nos deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido, para se tornarem "financeiramente independentes", tendo o Palácio de Buckingham dito que essas questões são "complicadas" e que "levam tempo para ser resolvidas".

A notícia causou inquietação pública e indignação, difundida pelos meios de comunicação social britânicos.

Os jornais britânicos usaram as suas colunas sociais e editoriais para criticar a decisão do duque e da duquesa de Sussex, exprimindo sentimentos que vão da deceção à fúria.

O jornal Daily Mirror disse, em editorial, que o facto de o casal não ter contado à avó de Harry, a rainha Isabel II, os seus planos, mostra o desrespeito por uma mulher cuja vida foi dedicada ao sentido de dever e honra públicos.

O jornal The Times acusou Harry de "petulância e cabeça quente", enquanto do Daily Mail considera que o casal queria o melhor de dois mundos, "o estatuto de ser membro da família real, mas a privacidade e a liberdade de ser cidadão privado".

E o jornal popular The Sun descreveu a saída do casal com a expressão "Megxit", jogando com a expressão 'Brexit', colocando a tónica da decisão em Meghan.

Do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, o The New York Post, apresentou um desenho de capa do casal no futuro, com a duquesa de rolos na cabeça, segurando um cigarro, enquanto Harry, numa camisa suja tomava uma cerveja em frente à televisão.

E até o museu Madame Tussauds em Londres, que exibe 250 estátuas de cera das grandes figuras do mundo, agiu rapidamente e separou Harry e Meghan do resto da família real.

Harry, 35 anos, é neto da rainha Isabel II e sexto na linha ao trono britânico, atrás do seu pai, irmão e três filhos do seu irmão, sendo um dos membros da família real mais reconhecidos e populares.

Antes de se casar com o príncipe num casamento real transmitido para todo o mundo, em 2018, a agora duquesa de Sussex, a americana Meghan Markle, 38 anos, era atriz, estrela do série televisiva 'Suits'.

O casal teve o primeiro filho, Archie, em maio de 2019.

Na quarta-feira, surgiu o anúncio, através de um comunicado, de que, "depois de muitos meses de reflexão e discussões internas", o casal optar por "fazer uma transição, começando a desempenhar um novo papel progressivo dentro desta instituição",

"Pretendemos deixar de ser membros seniores da família real e trabalhar para nos tornarmos financeiramente independente, enquanto continuamos a apoiar totalmente sua majestade a rainha", lê-se no comunicado.

Horas depois do anúncio de Harry e Meghan, porém, foi revelada nova informação, numa outra declaração do palácio de Buckingham, segundo a qual muitas questões ainda precisavam ser elaboradas antes que o plano do casal pudesse ser realizado e as discussões com o casal "estavam numa fase inicial".

A adenda mostrava como a família real tinha sido apanhada de surpresa, corrigindo a declaração inicial e acrescentando que "essas questões são complicadas e levarão tempo para ser resolvidas".

A intenção de Harry e Meghan é abdicar do fundo que cobre os custos da família real e aceder ao mercado de trabalho para serem independentes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório