Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

"Está tudo ao clicar de um dedo e quando não está, ficam frustrados"

Nuno Janeiro foi uma das muitas figuras públicas que não faltaram ao evento onde foi dado a conhecer o “primeiro tablet para crianças produzido em Portugal”.

Notícias ao Minuto

07:00 - 17/11/19 por Marina Gonçalves

Fama Nuno Janeiro

Pai de um menino, Dinis, de dois anos, e padrasto do pequeno Santiago, filho da companheira Rita Soares, Nuno Janeiro esteve à conversa com o Fama ao Minuto sobre esta nova geração e a ligação que tem com as 'novas' tecnologias, afirmando que as mesmas são "interessantes se for para eles aprenderem e desenvolverem alguma coisa com isso”. 

Além disso, destacou ainda que hoje em dia é muito fácil as crianças perderem-se na Internet. “Feliz ou infelizmente, já vai fazendo parte do dia-a-dia deles”, continua.

No seu caso, deixa os meninos usarem o telemóvel ou tablet, mas “é como se diz na tropa, à vontade não é à vontadinha”. “Temos que dosear um bocado, dosear o tempo que eles têm esse tipo de coisas… O que se nota é que está tudo ao clicar de um dedo e depois quando as coisas já não estão ao clicar de um dedo eles ficam frustrados, e essa frustração vai aumentando cada vez mais”, alerta.

Nuno afirma que “nada compensa a falta de tempo” dos pais e explica que no caso do pequeno Dinis, o interesse pelo telemóvel começou a ser despertado porque via os pais e o irmão mais velho a usarem o dispositivo. “Depois começa a pedir, vai vendo uns bonecos e começa-se a habituar... Por isso é que chega ali a uma certa altura que tem que ser doseado”, reforça.

Questionado sobre se já teve algum tipo de conversa com Santiago sobre os perigos da Internet, Nuno respondeu: “Ele sabe de mais coisas do YouTube do que eu. Alertamos para as coisas que ele vê que 90% não são verdade. Aqueles vídeos que fazem para cativar crianças e para ter likes, dizemos que aquilo não é verdade. Até costumamos brincar e dizer-lhe: Está a ganhar dinheiro à tua conta".

Sobre o facto desta nova geração ver como profissão de sonho ser youtuber ou influencer, o ator disse: “Eles veem estilos de vida, veem casas grandes, veem carros... O Santiago já tem a perceção de dinheiro e de ter coisas e [as crianças] acham, penso eu, que aquilo é uma boa vida para elas porque passam a vida a brincar, os vídeos é a brincar, a gritar e a saltar… É fácil eles ficarem fascinados com isso”.

E o que quer ser Santiago quando for grande? “Já disse que queria ser pedreiro, youtuber… Todas as semanas 'inventa' uma [profissão] ”, rematou

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório