Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Estava à espera que o 2.º filho fosse o terror, mas é sossegadíssimo"

Marta Andrino é mãe de dois meninos, os pequenos Manuel e António, e falou sobre os filhos recentemente em conversa com os jornalistas num evento em Lisboa.

Notícias ao Minuto

09:00 - 13/11/19 por Marina Gonçalves

Fama Marta Andrino e Frederico Amaral

Mais de um ano depois de ter sido mãe pela segunda vez, do pequeno António, Marta Andrino falou abertamente sobre o menino num evento onde foi apresentado o “primeiro tablet para crianças feito em Portugal".

A atriz e apresentadora confessou aos jornalistas que achava que o segundo filho iria ser muito diferente do primeiro, o pequeno Manuel, mas afinal António também é muito sossegado, “uma paz de alma”.

Afirmando que ter duas crianças “não é difícil”, a artista partilhou: “Estava à espera que o meu segundo filho fosse o terror porque o Manuel foi espetacular, mas é sossegadíssimo. É um santo, uma paz de alma”.

Marta considera que foi uma mãe “muito relaxada” em relação ao primeiro filho e nesta segunda experiência não está a ser diferente, pelo contrário. “Sou muito mais, em tudo”, admite.

Ao ter a sorte de os seus horários “cruzarem-se” com os do companheiro, o ator Frederico Amaral, a figura pública reconhece que é uma grande vantagem no que diz respeito a cuidar e educar as crianças, e não podia estar mais satisfeita com a sua família nesta fase da sua vida.

Manuel, atualmente com quatro anos, começa agora a querer descobrir o mundo das tecnologias e já “pede um bocadinho mais a televisão e o telemóvel”. Ainda assim, até aqui os pais conseguiram “ir por outros caminhos” e entretê-lo de outras formas.

“Ele também nunca foi muito curioso. Bastava um brinquedo para estar num restaurante e eu não tive de insistir. Nunca fui fechada sobre esse assunto, até porque eles estão numa geração diferente da que eu cresci. Eu brinquei mais na rua e hoje em dia o brincar na rua só se for na minha. Há outros cuidados. Ele agora já começa a pedir um bocadinho mais a televisão e o telemóvel, mas conseguimos contornar a coisa. Por exemplo, ele quando me pede o telemóvel é para ver inglês, ou seja, o YouTube é só em inglês. Tento que haja um lado didático ou alguma coisa que o enriqueça”, explicou a mãe, referindo que o mais novo “ainda não liga” às novas tecnologias.

Questionada sobre se pensa aumentar a família e ter mais uma criança, Marta disse que neste momento “não estão a pensar nisso”. “Dois está bom. Logisticamente ficamos mesmo equilibrados assim por todas as razões óbvias, casa, carro, escolas, quartos… Neste sentido estamos bem assim”, justificou.

“No Natal tentamos sempre que seja um ano em Lisboa e outro em São Miguel”

Sendo o seu companheiro natural dos Açores, o Natal de Marta Andrino não tem sido sempre passado em Lisboa. “No Natal tentamos sempre que seja um ano em Lisboa e outro em São Miguel”, contou, revelando que este ano a época natalícia será passada na ilha.

A atriz partilhou ainda que no ano passado foi a “primeira ligação” do filho mais velho, quando este tinha três anos, com toda a magia do Natal. “Foi o primeiro ano que ele absorveu melhor toda a época natalícia, e foi muito mágico encantá-lo com o Pai Natal. Tentámos fazer uma coisa engraçada em família”, recordou.

Sobres as tradições da quadra, Marta confessou: “É mais com o Frederico, em São Miguel são mais tradicionais. [A minha família é mais] o estar com os avós, partilhar momentos… Ele [Frederico] é mais rigoroso, nós somos mais livres. Temos o prato de bacalhau, mas pode ser de qualquer forma, ele já não. É diferente”, explicou.

Marta destacou ainda que para si, nesta altura do ano, o que mais a preocupa “é o consumismo” e não o facto de os filhos acreditarem no Pai Natal. “A coisa consegue ser bem harmoniosa. Tento contornar. Mesmo os presentes que ele pede na carta têm um limite, têm de fazer sentido”, assegurou. “No ano passado tinha [na carta que escreveu ao Pai Natal] um instrumento musical, um jogo e um carrinho. O limite eram quatro e recebeu os quatro. Os outros, que foi mais roupa, entre outras coisas, tentámos que a coisa passasse mais despercebida para não haver aquela enchente. E um dos presentes normalmente é feito por nós”, destacou.  

“A minha mãe está ótima

A conversa não ficou por aqui e Marta falou ainda da mãe, Carla Andrino, que recentemente enfrentou uma batalha contra o cancro. “Está ótima”, afirmou, comentando de seguida o trabalho da progenitora, que está no ar na novela ‘Nazaré’, da SIC, onde dá vida a Dolores. “Estou muito orgulhosa por este regresso à televisão. Tanto a personagem como o enredo estão muito bem conseguidos”, realçou. “Acho que ela está muito feliz, sobretudo também com a personagem e todo o núcleo”, terminou.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório