Meteorologia

  • 15 NOVEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 13º

Edição

Falta de trabalho levou Noémia Costa a emigrar e a abraçar nova profissão

"Peguei nas malas e fui", conta a atriz, que fora do país viveu a "cruel" realidade de trabalhar na área da saúde com doentes com alta demência

Falta de trabalho levou Noémia Costa a emigrar e a abraçar nova profissão

A apresentação à imprensa da novela ‘Terra Brava’, com data de estreia marcada na SIC para o dia 28 de outubro, ficou marcada pelo testemunho inspirador de Noémia Costa.

A atriz de 55 anos, que regressa à representação após dois anos de uma “pausa forçada”, revelou pela primeira vez ter emigrado para Inglaterra em busca de trabalho numa outra área profissional.

A falta de trabalho, a vida em Inglaterra e a nova profissão

Sem novos projetos depois da participação em ‘Bem-Vindos a Beirais’, da RTP, Noémia arregaçou as mangas e viajou para Inglaterra para, tal como muitos emigrantes portugueses, trabalhar na área dos cuidados de saúde.

“Estive a trabalhar em Inglaterra. Estive a trabalhar em saúde e neste momento para além de atriz também sou formada em healthcare assistance”, começou por contar.

“Pensei: pronto, acabou [a vida como atriz]”, recordou, lembrando o conjunto de factos que a levaram a tomar esta decisão.

“Peguei nas malas e fui. Eu vivo sozinha, tenho de me fazer à vida. Fui para Inglaterra porque era mais perto”, explicou.

Uma nova vida e uma experiência única onde conheceu portugueses tão lutadores quanto ela, apesar de não trabalhar diretamente com nenhum. “Sem dúvida alguma, nós somos os maiores”, disse, orgulhosa.

A "crueldade" do trabalho com doentes dementes

Apta a fazer todos os serviços com doentes após a especialização, a atriz trabalhou com uma categoria específica na saúde: a demência.

“Trabalhei com alta demência, o que foi bastante cruel mas que me preparou mais para a vida”, garantiu, confessando que ao tratar doentes com doenças cerebrais acabou por aprender a “relativizar muito mais as coisas, especialmente coisas insignificantes”.

Desfeita em lágrimas recebeu a novidade que voltou a mudar-lhe a vida

Foi depois de um turno de 15 horas que chegou a novidade que veio novamente trazer uma reviravolta à sua vida. Adriano Luz foi o portador das boas notícias. O ator ligou à amiga, que sabia estar fora do país, para lhe dizer que fazia parte do elenco da nova novela da SIC.

“Desfiz-me em lágrimas”, lembrou, sem esconder a emoção. E só no momento em que a emoção tomou conta de si, e que a despedida se tornou inevitável, Noémia contou aos colegas de trabalho que era uma famosa atriz portuguesa.

A 27 de maio deste ano recomeçou em Portugal. Um regresso que espera ser definitivo.

“Eu espero que sim [que seja definitivo], pelo menos para aquilo que eu gosto de fazer. Só há uma coisa que eu não tenho é medo de lutar. Acho que o trabalho, seja ele qual for, é de ir à luta”, defendeu, frisando que agora tem os recursos suficientes para na eventualidade de faltar trabalho na representação dar a volta de outra forma.

“Nós podemos recomeçar, eu recomecei em Inglaterra a fazer outro trabalho. Mas recomecei uma nova vida. Depois venho para Portugal e estou novamente a recomeçar aquilo que eu gosto de fazer. E estou muito grata”, afirmou.

Desafio em 'Terra Brava' feito em jeito de homenagem

Em ‘Terra Brava’ Noémia dá vida a Prazeres, uma personagem que, na opinião dos colegas, se revela a grande protagonista da trama.

Prazeres é mulher religiosa que, por isso, tende a entrar em julgamentos, mas é também uma mulher com grande sentido de família. Uma mulher de valores e com uma pitada de loucura, ou não fizesse ela parte do núcleo cómico do projeto.

A personagem deixou-a radiante por marcar o seu regresso a Portugal, pela forma “brilhante” como diz ter sido construída e também por ser uma espécie de homenagem à sua mãe.

“O nome desta personagem é o nome da minha mãe, que é fã do Marco Paulo também como esta Prazeres. Como nada acontece por acaso, vai ser uma homenagem. Apesar de não terem nada a ver uma com a outra”, completou Noémia, que se despediu dos jornalistas com um brilho no olhar ao falar da felicidade que a mãe, de 94 anos, sentiu ao saber deste novo projeto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório