Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2020
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Melânia Gomes lembra fase delicada: "Febre, dores, dar de mamar a chorar"

A atriz falou abertamente sobre a sua difícil experiência com a amamentação.

Melânia Gomes lembra fase delicada: "Febre, dores, dar de mamar a chorar"

“A amamentação pode não ser fácil, nem intuitiva”, foi isto que Melânia Gomes procurou transmitir ao partilhar publicamente a sua nada fácil experiência neste campo.

“Não é uma foto ‘pipi’ de instagram, é a minha realidade (e acredito que a de muitas mães também), por isso nesta Semana Mundial do Aleitamento Materno, vou contar-vos a nossa história”, começou por escrever a atriz ao partilhar um conjunto de imagens onde se mostra a amamentar a pequena Mafalda.

No dia em que nasceu, a bebé “chorou a noite toda, num misto de fome e mil outras coisas”. Achando que tudo fazia parte do processo normal, Melânia não pediu ajuda e mostrou-se sempre resistente ao suplemento.

Ao acordar, deparou-se com “mamilos em ferida e uma cria esfomeada”. A luta continuou, mas sem sucesso. “Até que já muito desesperada, no segundo dia à noite, a Mafalda tomou uma dose mínima de suplemento. Vê-la a beber aquilo foi um misto de dor, por não estar eu a ser capaz de lhe dar aquela satisfação, e por outro lado alegria, por ver a minha filha feliz e saciada”, conta a estrela das novelas portuguesas.

Seguiu-se o terceiro dia, já com a ajuda do suplemento: “O terceiro dia já correu melhor, relaxei e o primeiro leite apareceu, mas o suplemento continuou, para o bem de todos, com umas horas extra de sono. Fomos para casa (já com a minha real, mas tranquila, subida de leite) e a Mafalda começou a preferir beber o biberão e dormir na maminha (claro... quem não?)”.

“Com perda de peso e sem [a bebé] mamar bem”, Melânia resolveu pedir ajuda a uma especialista. Com a enfermeira Carmen Ferreira aprendeu um truque que mudou finalmente o caminho deste delicado processo.

“(…) entre mil outras coisas, a técnica do tubinho (beber o suplemento pelo tubo colado ao peito, dava-lhe a ilusão que o leite vinha dali, e assim estimulava a minha produção de leite). Graças a isso a Mafalda passou só a querer mama, tive assim uma segunda subida de leite, (com direito a febre, dores, dar de mamar a chorar, drenar a chorar, antibióticos, tudo). Mas resultou! A Mafalda começou a ganhar peso e fomos reduzindo o suplemento. Não retirámos ainda por completo, nem sabemos se o vamos fazer”, completou.

Ver esta publicação no Instagram

Não é uma foto “pipi” de instagram, é a minha realidade (e acredito que a de muitas mães também), por isso nesta Semana Mundial do Aleitamento Materno, vou contar-vos a nossa história. A Mafalda nasceu na noite de 31 de Maio, com 3,085kg. Assim que fomos para o recobro começou logo a tentar mamar. Nem ela nem eu sabíamos como isso se fazia, mas pensei que com o instinto a coisa ia lá. Os enfermeiros iam controlando e dando dicas, mas eu achava que doer fazia parte e que ia passar. Claro que chorou a noite toda, num misto de fome e mil outras coisas. Sempre achando que tudo fazia parte, eu tentava não incomodar ninguém... Apanhei vários turnos e vários profissionais, que tentavam ensinar-me o que era uma “boa pega” ou sugeriam o suplemento... Sabia que os bebés nascem com reservas e não precisam logo de leite, até porque só temos ainda colostro e isso basta-lhes, então resisti ao suplemento. No dia seguinte “acordo” (sim, entre aspas, pq obviamente não dormi), com os mamilos em ferida e uma cria esfomeada. Com o auxílio de toda a ciência (cremes, discos, protectores de silicone de mamilos, tudo!) e várias mãos de enfermeiras nas minhas maminhas, continuámos a nossa luta, sem sucesso. Até que já muito desesperada, no segundo dia à noite, a Mafalda tomou uma dose mínima de suplemento. Vê-la a beber aquilo foi um misto de dor, por não estar eu a ser capaz de lhe dar aquela satisfação, e por outro lado alegria, por ver a minha filha feliz e saciada. O terceiro dia já correu melhor, relaxei e o primeiro leite apareceu, mas o suplemento continuou, para o bem de todos, com umas horas extra de sono. Fomos para casa (já com a minha real, mas tranquila, subida de leite) e a Mafalda começou a preferir beber o biberão e dormir na maminha (claro... quem não? Lol)... Estava na verdade baralhada e não sabia o que fazer, nem nós! Com perda de peso e sem mamar bem, não era possível retirar o suplemento. Começa então uma nova luta, que quase fez com que eu perdesse o leite. Em desespero procurámos a @enf.carmenferreira que nos ensinou, entre mil outras coisas, a técnica do tubinho (beber o suplemento pelo tubo colado ao peito, dava-lhe a ilusão... CONTINUA NOS COMENTÁRIOS

Uma publicação partilhada por Melânia Gomes (@melaniagomes) a 2 de Ago, 2019 às 8:15 PDT

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório