Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

"Se correr tudo bem, não me admira nada que vá ao terceiro"

Cláudia Vieira prepara-se para ser mãe pela segunda vez e não podia estar mais feliz.

"Se correr tudo bem, não me admira nada que vá ao terceiro"

Assim como aconteceu há dez anos, quando anunciou que estava grávida pela primeira vez no programa 'Alta Definição', Cláudia Vieira voltou a dar a mesma novidade no formato. Uma novidade que o Fama ao Minuto já tinha avançado

"Vou realizar um dos meus maiores sonhos que era ter um segundo filho, dar um irmão à minha filha. Vou ser mãe", anuncia assim a atriz e apresentadora em conversa com Daniel Oliveira. "Era uma coisa que eu queria muito, muito, muito", acrescentou, com um rasgado sorriso no rosto e um brilho nos olhos. 

De seguida, a atriz explicou como conseguiu esconder a novidade até agora. "Como a minha personagem de 'Alma e Coração', a Diana, deu essa notícia há relativamente pouco tempo, as pessoas, se calhar, misturam um bocadinho as coisas e pensam: ela está contagiada pela personagem", referiu. 

"Tornou-se muito especial porque, de repente, eu estava a gravar, a dar a notícia ao Rodrigo [personagem interpretada por José Fidalgo na novela] de que ia ser pai e tinha descoberto há uma semana que ia ser mãe de verdade. Foi fácil demais fazer aquela cena porque estavam muito presentes as emoções que senti quando descobri e partilhei com o João que ele ia ser pai. E ao mesmo tempo gravar de barrigão, e saber que dentro de mim está tudo a acontecer, é uma emoção gigante e uma vontade de gritar para o mundo e dizer a toda a gente. Mas não pode ser porque há uma determinada fase em que o sigilo é necessário por diversos motivos, mas acima de tudo porque o risco de se perder nos primeiros três meses é gigante, então queria esperar pelos três meses", acrescentou. 

Mas não ficou por aqui. "Foi uma gestão difícil até porque estou a aperceber-me que, como é a segunda gravidez, a barriga está a crescer e a dar nas vistas muito mais", confessou, referindo que nos últimos três meses começou a escolher melhor a roupa e a optar pelas mais largas para tentar esconder a gestação. Mesmo as fotografias que foi partilhando no Instagram nos últimos tempos, as poses foram pensadas nesse sentido. 

Este é o segundo filho de Cláudia, mas o primeiro em comum com o atual companheiro. É um bebé "muito desejado". "E muito à procura da altura certa. A vida dá-nos voltas que nos surpreendem e temos que nos readaptar. Essa readaptação leva tempo e ganhámos algumas dificuldades para algumas coisas, nomeadamente o avançar para um segundo filho, constituir novamente a minha família, e estava com muito receio", partilhou. 

O dia em que contou à filha que ia ter um irmão ou irmã

Esse momento foi feito "de uma forma precipitada", pois estava "realmente muito feliz". "Ela [a filha] soube antes da primeira consulta com a médica, ou seja, após os testes que se fazem em casa. Foi à primeira consulta comigo e foi mágico, espetacular. Disse-lhe: a mãe tem uma coisa para te contar e a primeira pergunta que te faço é o que é que tu mais queres nesta vida. E ela olha para mim, olha para a minha barriga e diz: 'um mano' e fica naquela ansiedade. Eu confirmo isso, a medo de estar-me a precipitar, mas eu não conseguia resistir", lembrou.  

Cláudia destacou que a filha conseguiu guardar segredo da gravidez como a mãe lhe pediu, apenas escolheu uma amiga para contar e ficou encarregue de contar à tia, irmã de Cláudia. 

"Sabia que podia contar com ela neste momento absolutamente incrível porque era uma coisa que nós as duas queríamos muito. Sem dúvida alguma que a Maria tem um instinto maternal gigante, foi denunciando isso desde sempre e é incrível com todos os bebés à nossa volta, ela é sempre aquela criança que fica a brincar com ele, a entreter e a fazê-lo sem ser sacrifício", acrescentou, frisando que a menina pediu muitas vezes um irmão.

E como é que contou ao namorado?

João Alves não podia ter ficado mais feliz com a notícia porque era um desejo seu ser pai. Por isso, recordou Cláudia, inicialmente ficou confuso, "parecia que não estava nele". "Contei com a felicidade porque era uma coisa que ele queria muito e que já vínhamos a falar nisso há muito tempo", disse a atriz. 

João trouxe essencialmente "paz e amor" à sua vida, sendo ele uma "pessoa muito cuidadosa com as coisas à sua volta", cuidado que Cláudia destacou e que a deixa "agradada". 

'Alma e Coração': A cena que a levou a optar por uma dupla

Depois de descobrir que estava grávida, Cláudia teve que comunicar a informação aos responsáveis pelo projeto que integrava, a novela 'Alma e Coração'. Isto porque tem que ter alguns cuidados redobrados. 

Mesmo que seja uma pessoa aventureira, tenta não se colocar a certas cenas que possam ser perigosas para a gestação, e recordou o momento em que teve que optar por solicitar a ajuda de uma dupla. 

Tudo aconteceu quando a sua personagem tinha que saltar para dentro de uma piscina a arder. "Gosto de aventura e a coisa ia ser feita de uma forma com todo o cuidado e segurança possível. Mas optamos por fazer com uma dupla", admitiu, lembrado que na altura toda a equipa ficou espantada com o facto de não fazer a cena, isto porque não sabiam que estava grávida. 

Como vive a gravidez?

"Sou muito prática numa forma geral de estar na minha vida. Por um lado, já sei o processo de tudo, estou a sentir algumas coisas a acontecer comigo, estou a ter alguns cuidados. [...] Não estou menos ansiosa porque por outro lado é uma gravidez aos 40, é diferente, ou pelo menos têm me alertado para eu abrandar um bocadinho. Como diz a minha médica, temos que lhe tirar as pilhas porque é uma gravidez diferente e tem que ter consciência disso. Estou tranquila porque tenho hábitos saudáveis na minha vida, de uma forma geral, portanto, estou muito otimista, porque também o sou. Agora digo-te, se correr tudo bem não me admira nada que vá ao terceiro", revela. 

Sendo uma pessoa muito ligada à família, e sempre desejou ter uma família, dar uma irmão a Maria é um desejo muito especial que a deixou radiante. Cláudia tem dois irmãos e sente que eles sempre foram uma grande ajuda em toda a sua vida. 

"Eles estiveram sempre presentes em todos os momentos da minha vida. Sei o quanto foi importante para mim poder contar com eles e queria que a Maria também tivesse uma vivência, que não vai ser de todo parecida com a minha. E o facto de terem pais diferentes têm aqui também famílias diferentes. Muitas mudanças que em tempos me faziam um bocadinho de confusão, que me frustrava um bocadinho quando pensava que a minha filha não ia ter um irmão da mesma mãe e do mesmo pai", admite, reconhecendo que hoje vê tudo de uma maneira diferente. "É viver a vida com aquilo que ela tem para nos dar, agarrar e abrir um bocadinho a oportunidade a que as coisas aconteçam, como foi o caso desta gravidez", completou. 

Separação de Pedro Teixeira e as dificuldades que viveu nessa fase

Após estas palavras, Cláudia Vieira abordou a relação anterior com Pedro Teixeira, pai da primeira filha, Maria, de Nove anos. "Tive uma relação de nove anos que entretanto terminou, com uma filha que tinha três anos e meio [na altura da separação]. Nesse momento, voltar a ter disponibilidade emocional para me entregar a alguém, para acreditar, para me apaixonar... Eu sempre disse que sou muito apaixonada e que acreditava muito no amor. Mas o acreditar é uma coisa, viver é outra. E ter esse espaço não é fácil", partilha.

Cláudia confessou que criar a filha depois da separação foi uma momento muito difícil, "uma gestão e uma ginástica gigante".

"Foi difícil em alguns momentos, mas correu muito bem. Agora é passar por isto a acreditar que não vai ser um projeto que vai dar errado, um projeto de vida. Falo em projeto e até parece um bocado distante e frio, mas porque é realmente algo que nós estamos a viver, que nos estamos a entregar e, hoje em dia, a maturidade e a experiência de vida que entretanto ganhei faz-me pôr em causa se as coisas são eternas ou não. Não acredito muito nisso. É para ser vivido, é para não dramatizar, não dimensionar, consciente, mas também para não aumentar os fantasmas, os medos, não alimentar nada disso. É para ser vivido de uma forma genuína, tranquila, serena, de entrega e com abertura ao amor porque isso é fundamental. Se não dermos esse espaço, essa abertura - e eu ofereci ali uma certa resistência - a coisa não acontece", explica. 

Dificuldades que sentiu com a Maria quando se separou 

As dificuldades de cuidar de uma filha sem o pai a viver na mesma casa levou-a a viver momentos marcantes, que hoje recorda em conversa com Daniel Oliveira. 

"Vir com ela de um jantar em casa de alguém e tinha o cão para ir à rua, a Maria adormeceu e estava sozinha. Como é que se gere isto tudo. Depois fazemos coisas que se nos contassem que alguém tinha feito nós íamos apontar o dedo e criticávamos de uma forma absolutamente ridícula e intensa, por isso é que temos que viver as coisas ou perceber que cada um tem os seus motivos para fazer determinadas coisas. Eu deixava a Maria no carro, trancava o carro - em pânico -, com o vidro um bocadinho aberto para ir lá cima buscar o cão, para ele depois passear ali um bocadinho e ficava ao lado do carro para depois pegar nela ao colo e levá-la para cima. E ele já estava passeado. Houve ali determinadas coisas e momento que foram difíceis", partilhou. 

Mas para si a parte mais difícil de todas foi o lado emocional. "A parte de nunca deixar passar nadinha à Maria de infelicidade ou de angústia que eu pudesse estar a passar ou a viver. Essa parte foi difícil para com a minha filha e para com o mundo de uma forma geral. Foi uma etapa da minha vida em que tive que ir a forças que eu nem sabia que tinha ou que existiam", recordou. 

"Sofri durante meses e depois durante anos. Ao mesmo tempo eu tinha saudades daquilo que eu era", confessou ainda. 

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório