Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

"Faço estas cantigas para o povo gostar. Gostar e comprar! Sou perspicaz"

Quim Barreiros, por muitos considerado o maior artista de música popular portuguesa, falou sobre a carreira de quatro décadas em entrevista a Daniel Oliveira, no programa 'Alta Definição'.

"Faço estas cantigas para o povo gostar. Gostar e comprar! Sou perspicaz"

Quim Barreiros regressou ao 'Alta Definição' oito anos após a primeira entrevista. Em conversa com Daniel Oliveira, aquele que é por muitos considerado o maior artista de música popular portuguesa falou de como tem sido a vida em cima dos palcos. 

Com 40 anos de carreira, cerca de oito mil concertos - numa média de 280 por ano -, Quim Barreiros olha-se como um homem modesto e simples. 

"Comigo não há exigências. A única coisa que exijo é uma garrafinha de água. Para mim e para os meus músicos. Eu vou para ajudar. Sou de uma aldeia, sei o trabalho que têm as comissões de festas", começou por dizer. 

O cantor, autor de êxitos como 'A Cabritinha' e 'Garagem da Vizinha', não deixou de explicar o porquê de abordar nas suas canções temas atrevidos. "Faço estas cantigas porque sei que vende. Sou perspicaz. Faço cantigas para o povo gostar. Não é para mim. É para o povo gostar… e comprar! É esse o meu trunfo", afirmou prontamente. 

À margem da dimensão do seu nome, Quim Barreiros frisou que este tem sido um caminho marcado por grandes profissionais que trabalham consigo há décadas. "Tenho músicos que trabalham comigo há 40 anos. Não estou sozinho. Devo muito aos meus músicos", sublinhou. 

Com 71 anos, o artista falou abertamente sobre o facto de ver finidade na sua carreira musical e que parará assim que achar que é tempo. "Não vou andar a arrastar-me. Não penso nisso mas há que contar com isso", afirmou. 

Questionado sobre a dimensão da sua popularidade, nomeadamente se ganhava a Marcelo Rebelo de Sousa nas selfies, Quim Barreiros brinca: "Há quantos anos o professor Marcelo está na presidência? Três anos. Tenho muitos anos disto. Ele é que aprendeu comigo".

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório