Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

José Carlos Pereira recorda vício em drogas: "Fui muito castigado"

O ator confessou que não estava preparado para o sucesso e, por isso, acabou por enveredar pelo caminho errado.

José Carlos Pereira recorda vício em drogas: "Fui muito castigado"

José Carlos Pereira foi na tarde desta terça-feira, dia 5, o grande entrevistado de Júlia Pinheiro no seu programa das tardes da SIC. Numa emotiva conversa, o ator falou sobre a sua nova vida e recordou de forma inédita o seu passado marcado pelo vício em drogas.

O vício em drogas

“Olhando para trás, consigo perceber que não estava preparado para o sucesso”, começa por afirmar. 

“Com 20 anos ganhava mais do que os meus dois pais juntos, era outra realidade. Há uma distorção da realidade.”, confessa, admitindo que “não tinha estrutura, nem maturidade emocional para lidar com um fenómeno daqueles. Foi tudo e muito”.

Era solicitado para diversos trabalhos, considerado o galã das novelas e acarinhado por milhares de fãs. Uma fama repentina que lhe trouxe “vazios interiores” que acabaram por ser colmatados com o consumo de drogas.

“Procurava exteriormente algo que me faltava interiormente. Essa procura constante levou-me a vários extremos”, recorda.

“Comecei como toda a gente recreativamente” e, depois, disse, tornou-se um “alvo fácil” para a imprensa, foi protagonista de vários escândalos e sentiu na pele o lado negro da fama.

“Fui muito punido, fui muito castigado, com muita mentira também. A mentira derrotou-me completamente”,lembra.

Zeca, como é carinhosamente tratado pelos fãs, superou o vício com a ajuda da família, com a força que o filho lhe trouxe, com os tratamentos e principalmente com a sua própria força de vontade, mas para todos aqueles que vivem ainda essa dura realidade deixa o aviso: “Só há três caminhos possíveis para quem não se trata: hospitais, prisões ou mortes”.

“Infelizmente, em Portugal, há muito mais pessoas aditas do que aquilo que se pode imaginar”, alerta, referindo-se ao meio artístico e não só.

As polémicas na imprensa

Lembrando as muitas polémicas de que foi alvo, concretamente o vídeo que mostrava uma das suas noites de loucura e que foi reproduzido na capa de um jornal, o ator diz não ter dúvidas de que foi traído por pessoas que na época estavam próximas de si.

“Fui traído e fui aproveitado por pessoas em quem confiava. (…) Pessoas que me eram muito próximas fizeram-me mal”, aponta. 

A carreira na medicina 

Sem guardar rancor do passado e completamente focado no presente, José Carlos Pereira está agora debruçado na sua carreira na medicina.

“Foi uma luta com muitas batalhas, mas a guerra foi vencida”, diz referindo-se ao facto de 17 anos depois ter terminado o curso de Medicina e estar agora a fazer o internato.

A bata branca trouxe-lhe uma postura mais séria e com ela vestida conquista o respeito dos doentes e dos colegas. No hospital, diz nunca se ter sentido descriminado.

Os palcos ficam para já em segundo plano e a possibilidade de voltar ao ecrã adiada. “Quando voltarei não sei, se voltarei também não sei. Neste momento, só vou investir na minha carreira médica”, garante.

Amor, a família e o filho

Aos 40 anos é pai de um menino, Salvador, fruto da sua relação com Liliana Aguiar. Salvador é a sua grande prioridade e o centro de todas as suas decisões, também por isso resolveu questões passadas com a mãe do menino e garante que está tudo bem entre eles. 

Os pais foram o seu grande apoio no passado e são também agora o seu grande foco. No final do ano passado, Zeca sofreu um susto ao descobrir que o pai tinha cancro e ao ver a mãe enfrentar um enfarte. Problemas de saúde que, garante, se resolveram rapidamente, mas que uniram ainda mais a família.

Quanto ao coração, é Jamie Neves quem o preenche. O ator diz estar feliz e realizado, ainda sem planos para o casamento. "Sou muito mais eu agora do que era antigamente", remata, referindo-se à sua nova vida. 

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório