Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Sofia Ribeiro lamenta: "Ainda há preconceito em relação ao cancro"

Atriz viveu na pele a doença ao ser diagnosticada com cancro da mama em 2015.

Sofia Ribeiro lamenta: "Ainda há preconceito em relação ao cancro"

Sofia Ribeiro juntou-se ao leque de famosos que assinalaram nas redes sociais o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, celebrado esta segunda-feira, dia 4 de fevereiro.

A atriz viveu de na pele a doença quando em 2015 foi diagnosticada com cancro da mama. Sofia venceu a batalha e, por isso, hoje deixa aos fãs o testemunho e a opinião de quem acredita que é necessário olhar para a doença de forma diferente. 

“Ainda há um estigma em relação ao cancro – inclusive em relação à palavra em si. Muitas pessoas a chamam de 'doença prolongada', mas a verdade é que esses eufemismos demonstram que ainda há MUITO preconceito em relação a estar com cancro.”, lamenta.

“Está na hora de avançar a maneira como olhamos para o cancro. É uma doença grave?Sim, é! É uma doença difícil? Eu que o diga. É uma sentença de morte? Não! Todos corremos risco de morrer – afinal, estamos todos vivos! Quantas pessoas morrem em acidentes de carro por semana? Pois é.”, acrescenta, alertando em seguida para o facto de todos termos a oportunidade de melhorar a nossa saúde e prevenir doenças como o cancro através de hábitos de vida saudáveis. 

"Aproveito este dia para ressaltar a importância da prevenção e da informação sobre o cancro. Vamos ganhar vergonha na cara e abraçar um estilo de vida mais saudável!", alerta a jovem atriz.

Ver esta publicação no Instagram

Dia mundial da luta contra o cancro ( E o preconceito ) Sabemos que ainda há um estigma em relação ao cancro – inclusive em relação à palavra em si. Muitas pessoas a chamam de “doença prolongada ”, mas a verdade é que esses eufemismos demonstram que ainda há MUITO preconceito em relação a estar com cancro. Cancro! É só uma palavra, é só uma doença. E quanto mais nós falarmos sobre isso, mais bem informadas as pessoas serão – tanto sobre como prevenir, quanto sobre como funcionam os tratamentos. Por isso, está na hora de avançar a maneira como olhamos para o cancro. É uma doença grave?Sim, é! É uma doença difícil? Eu que o diga. É uma sentença de morte?Não! Todos corremos risco de morrer – afinal, estamos todos vivos! Quantas pessoas morrem em acidentes de carro por semana? Pois é. Aproveito este dia pra ressaltar a importância da prevenção e da informação sobre o cancro. Já sabemos que hábitos de vida saudável reduzem as possibilidades de se desenvolver cancro – e que a genética participa no máximo com 15% . Não custa nada fazer escolhas mais inteligentes para a nossa vida, não é? “O Cancro É GENÉTICO, NÃO Há COMO PREVENIR!” Atualmente, o mito de que desenvolver um cancro depende apenas de fatores genéticos caiu por terra! Sabias que 1/3 dos casos poderiam ser evitados se tivéssemos hábitos de vida mais saudáveis? Praticar atividade física regularmente (pelo menos 30 minutos 3 vezes por semana), não fumar, restringir o consumo de álcool, ter uma alimentação saudável e equilibrada (priorizando alimentos não industrializados, além de frutas e verduras em abundância) aprender a reduzir o stress e a controlar a ansiedade são maneiras simples de diminuir as tuas hipóteses de desenvolver a doença. Apenas alguns tipos de cancro são diretamente ligados a mutações genéticas – Vamos ganhar vergonha na cara e abraçar um estilo de vida mais saudável! Precisamos de ter autocrítica e questionar: Estou a fazer o meu melhor para o meu corpo e a minha mente? Lembra-te que tu e teu corpo são uma equipa - se não deres a ele o que ele precisa, corres o risco de ele te deixar na “pendurado”. Então é isso! Vamos aproveitar a data para informar.... (resto do texto nas fotos)

Uma publicação partilhada por Sofia Ribeiro (@sofiarribeiro) a 4 de Fev, 2019 às 2:15 PST

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório