Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

"Sempre adorei focos e luzes, não quero saber o que as pessoas dizem"

Foi em conversa com o Fama ao Minuto que Bibá Pitta falou abertamente sobre a sua família, afirmando que todos têm uma veia artística. Além disso, a celebridade portuguesa partilhou ainda as diferenças entre ser mãe e ser avó.

Mãe de cinco filhos (Maria, Tomás, Salvador, Madalena e Dinis) e avó de um neto (Duarte - filho de Maria), Bibá Pitta mantém-se em forma e com energia para acompanhar a família. E foi uma das muitas caras conhecidas que não faltaram à apresentação da coleção de bebé do Continente.

Em conversa com o Fama ao Minuto, a figura pública confessou que é “completamente fascinada pelo mundo dos bebés” e que é daquelas pessoas que quando vê um carrinho com um bebé vai logo “espreitar”.

O filho mais novo de Bibá, Dinis, tem apenas 11 anos. Por isso, a diferença entre o jovem e o sobrinho não é muita, uma vez que o neto da figura pública tem dois anos. Assim sendo, não teve de esperar muito para ter mais uma criança em casa, o que fez com que 'nunca se tivesse sentido avó'.

Apesar dos três filhos estarem completamente independentes - uns estão fora do país e a mais velha, Maria, é já uma mulher casada -, Pitta tem “uma casa aberta e os filhos passam a vida lá”. “Estamos sempre ligados, a toda a hora”, afirma, frisando que é “uma mãe sempre atenta” e salientando que “em sua casa quem manda é ela”.

“Mesmo quando o meu neto está em minha casa quem manda sou eu, mas sou avó dele, ele não é meu filho. Há que haver essa perceção”, realça.

Sobre o famoso ditado ‘os pais educam, os avós estragam’, para Bibá esse não o seu lema. “Não estrago nada. Mimo, mas educo e se for preciso ralhar, ralho. Agora, quando está com a mãe, quem manda é a mãe”, partilha, reforçando: “Aquele bebé que está ali vem com todo o amor e vai com todo o amor com a mãe dele. É outra fase. O amor pelo Duarte é a continuação de um dos amores maiores da minha vida, que é o amor pela minha filha. Não sou a melhor amiga da minha filha, sou a mãe. Mãe é uma palavra que não consigo descrever. Ser mãe é tudo”.

Para si, a melhor parte quando está junto do bebé é o aconchego. No entanto, não deixa de ter energia para acompanhar o menino e, reconhece, este é muito parecido consigo em relação a ser muito ativo.

Nunca tive vergonha de brincar, não tenho vergonha de dizer que gosto, de fazer figuras que não são para a minha idade, tenho 53 anos. Se for preciso rebolo na areia e sou um croquete com ele. Tive um neto na idade certa, que ainda o posso acompanhar. Fui a primeira vez com ele ao jardim zoológico, ao teatro. Até acho que a minha filha às vezes fica um bocado irritada, mas tento ir às primeiras coisas com ele”, realça, contando que faz questão de guardar todas estas memórias únicas, colocando dentro de um “tubo” todas as fotografias e tudo o que diz respeito a esses momentos para ficarem “memorizados”. “Se tiver de ter três anos durante duas horas, eu tenho três anos”, assegura.

Apesar de saber distinguir, e muito bem, o papel de mãe a avó, Bibá não deixa de dar os seus conselhos, aliás, como acontece em tudo na vida. “Dou sempre o meu conselho e às vezes eles dizem que a mãe se mete. E é verdade! Nunca deixo de me meter e de dar o meu conselho. Depois cada um que faça aquilo que quer”, adianta.

No fundo, a celebridade tenta passar aos filhos aquilo que recebeu da mãe, já dizia o ditado: “Olha para a tua sogra e vê a tua filha”. “Não sei se isso é bom ou é mau… A minha mãe era matriarca, ensinou-nos sempre a gratidão, a respeitar o próximo, era uma mulher extraordinária. Não era tão afetuosa quanto eu”, recorda, assegurando que é uma pessoa que gosta muito de beijos e abraços.

De referir que a mãe da relações-públicas, Piedade Viterbo Pitta, morreu no dia 15 de março de 2014, aos 72 anos, vítima de doença prolongada.

“Este meu neto veio numa fase muito difícil. Foi realmente uma lufada de ar fresco. Quando se tem um bebé, tudo se vira para ele, esquecemo-nos que existimos”, assegura, lembrando que a primeira coisa que fez quando chegou à maternidade foi saber como é que a filha estava.

"A minha preocupação era ela porque ele [o bebé] estava lá ao colo dela, mas era dela. Estava desejosa de ver o meu neto, mas mais preocupada ainda para saber como é que ela estava. A minha preocupação máxima é ela. Ele amo de coração, mas é filho dela. Aqui está a grande diferença entre um filho e um neto”, frisa.

Bibá quer ver a família aumentar nos próximos tempos e não esconde o desejo de ter uma neta. “Já encomendei uma menina”, diz, em jeito de brincadeira.

Ao longo de todos estes anos, a celebridade guardou todas as roupas dos filhos quando estes nasceram e pretende dá-las aos netos, como aconteceu com o pequeno Duarte. Por isso, se agora chegar uma menina já tem o enxoval que foi de Maria e Madalena. 

Madalena - "o seu braço direito"

A filha de Bibá Pitta, Madalena, atualmente com 21 anos, tem Síndrome de Down, no entanto, para a mãe não há nenhuma distinção entre a jovem e os restantes filhos.

Questionada sobre a relação de Madalena com o sobrinho, a celebridade afirmou que “é fantástica”.

“Ela dá-se com toda a gente lindamente. É uma miúda que é a concentração de amor ao mais alto esplendor. Uma cavaleira. Vai para o seu liceu… É aquela independente que é sempre dependente. Ela é o meu braço direito e eu sou o braço direito dela. Não vivo sem ela e ela não vive sem mim. Tenho uma admiração enorme por ela porque acho que não lhe foi dado o direito de escolha totalmente porque é mongolóide, não tenho medo de dizer esse nome. E, mesmo assim, ela consegue criar as coisas, consegue o máximo e eu não lhe peço o máximo, peço aquilo que ela me pode dar. Esta minha filha é adorada, amada, sem que algum dia me sinta culpada, sem que algum dia não a admire por o que ela é”, assegura.

Na conta do Instagram da mãe, Madalena é muitas vezes destacada assim como o seu gosto pela moda. Bibá faz questão de partilhar alguns momentos da filha, como quando esta desfila na passerelle.

“Ela adora e não meto nem metade de tudo o que tenho. Adora moda, dança”, refere, reconhecendo que a jovem tem “uma veia artística”, assim como a restante família. “Acho que todos temos porque eu tenho uma avó que foi das primeiras do conservatório, tem 98 anos e continua a tocar. Eu também sempre adorei focos e luzes, sempre mostrei isso, não me importo nada. Não quero nem saber o que é que as pessoas dizem, não me interessa. A escolha da minha vida pertence-me a mim e aos meus”, realça, assegurando que lá em casa tudo é vivido com normalidade. “Às vezes até me custa falar da diferença porque eu não sinto essa diferença. Para mim ela é a Madalena”, remata.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório