Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

"Há causas sociais que merecem que tomemos uma posição. Esta é uma delas"

Isabel Silva partilha a sua sincera opinião sobre os direitos dos animais.

"Há causas sociais que merecem que tomemos uma posição. Esta é uma delas"

Foi através do blogue que Isabel Silva falou sobre os direitos dos animais, num texto cujo o título é: "Há causas sociais que merecem que tomemos uma posição. Esta é uma delas". Inicialmente, a figura pública começou por contar uma situação que aconteceu consigo e com o cão Caju.

A apresentadora recorda que foi ao centro comercial Amoreiras, em Lisboa, e que levou o animal de estimação consigo, aliás, são raras as vezes que o pequeno Caju não anda consigo. Como sabe que os animais não podem andar à solta nos centros comerciais, levou-o dentro de uma caixa transportadora, “adequada e legislada”.

O dia estava a correr bem e até houve quem quisesse tirar fotografias com ambos. No entanto, a dada altura, contou com o alerta de um dos seguranças, que afirmou que “não podia andar com o cão” dentro do estabelecimento. Depois de alguma “discussão”, Isabel Silva acabou por sair do shopping.

Atualmente, em Portugal, ainda vivemos com a ideia de que os animais não devem acompanhar os seus donos em espaços fechados. Ora porque estão sujos, cheiram mal, deixam pêlos nos chão ou, pior, imagine-se, fazem as necessidades nesses sítios. As coisas têm vindo a mudar, felizmente, e até já vos falei de alguns restaurantes onde posso levar o Caju para estar comigo. Mas é pouco, muito, muito pouco”, disse a apresentadora, explicando de seguida:

“Se um animal estiver educado a estar em certos sítios, ele vai naturalmente tornar-se mais sociável e habituar-se a estar num restaurante, num centro comercial ou num café. É isso que acontece com o Caju. Ele está habituado a estar nestes sítios. Chega, senta-se ao meu lado e ali fica até ser hora de nos irmos embora. Contudo, sei que há exceções e nem todas as pessoas são conscientes e têm noção do animal que têm em casa”.

Isabel Silva reconhece que “hoje em dia a classe política já mostra alguma abertura para discutir questões relacionadas com o bem-estar dos animais”, referindo o facto de no ano passado ter sido aprovado o decreto-lei que permite a entrada de cães nos restaurantes.

Mas a apresentadora não ficou por aqui e falou ainda de outras questões relacionadas com os animais, mais precisamente sobre o transporte de animais vivos para fora de Portugal, que vão ser discutidas esta quinta-feira, dia 17 de janeiro, no Parlamento. “Aqui não estamos a falar de cães ou gatos, mas sobretudo gado e porcos”, acrescenta.

“[…] Existe também uma proposta, que também vai ser discutida a 17 de janeiro, para que, pelo menos, se assegurem as condições de transporte para os animais não sofrerem nestas longas viagens. Para mim, que adoro qualquer animal, seja cão, vaca, cabra ou até um periquito, ver estas questões a serem discutidas no Parlamento deixa-me bastante sensibilizada e, acima de tudo, feliz. Mostra que está a ser percorrido um caminho que já deveria ter começado há vários anos e que existe uma hipótese de os animais terem cada vez mais direitos, coisa que até há bem pouco tempo era absolutamente impensável”, continua.

Leia o texto na íntegra aqui

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório