Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Obra de Sofia Ribeiro: A vida, o cancro e os desamores num relato inédito

A atriz lançou esta quarta-feira o seu primeiro livro, 'Confia', onde promete revelações surpreendentes sobre o seu percurso de vida, marcado pela infância conturbada, a luta contra o cancro da mama e a morte do pai. "Esta obra é uma homenagem a ele", afirmou em lágrimas.

Obra de Sofia Ribeiro: A vida, o cancro e os desamores num relato inédito
Notícias ao Minuto

10:12 - 21/06/18 por Rita Alves Correia

Fama Livros

Esta quarta-feira, o relógio marcava as 18h quando, sob o céu alaranjado de fim de tarde, se reuniam no jardim do Palacete Virtvz, em Lisboa, os amigos próximos de Sofia Ribeiro para celebrar o lançamento do primeiro livro da atriz. 'Confia', obra editada pela Matéria Prima, concretiza o olhar desprendido de filtros e "totalmente honesto" sobre os episódios mais marcantes da vida da artista. 

Uma viagem "muito difícil", onde Sofia revisitou a infância atribulada, a luta contra cancro da mama - diagnosticado em 2015 - e a morte do pai, em 2017, vítima também de cancro. 

"Todo o processo foi muito difícil. Havia momentos de paragem para chorar", começou por dizer em declarações aos jornalistas. "Houve um momento em particular, quando o meu pai ficou doente, que foi o momento em que fiquei revoltada. Revoltei-me mais com a doença dele do que com a minha e disse que não queria escrever mais", confessou. 

Em lágrimas, Sofia recordou o momento em que o pai lhe pediu que concluísse a obra porque um dia queria lê-la. Por esse motivo, a atriz não abandonou a ideia e concretizou a vontade do progenitor. "O livro não veio a tempo, mas tenho a certeza que, onde quer que ele esteja, irá lê-lo. É uma homenagem a ele", revelou.

O fecho de um ciclo

"Sem dúvida", respondeu prontamente quando questionada sobre se 'Confia' representa o encerrar de uma fase. "[Escrever este livro] foi como um exorcizar. Toda esta partilha, este reviver de um período complicado, a minha infância, o meu percurso… Foi quase como uma catarse", afirmou. 

A atriz acrescentou também que não apagou quaisquer excertos escritos numa primeira fase: "Há coisas que podem ser chocantes, podem ser mal interpretadas, mas é a minha verdade". E ainda que tenha sido alvo de duras críticas, nomeadamente durante a luta contra o cancro, Sofia esclarece que o livro não é um ajuste de contas nem uma forma de repor a sua verdade. "Esse objetivo nunca esteve presente. Estou simplesmente a contar a minha história", assegurou. 

Ao fechar um ciclo, a atriz refere também no livro algumas desilusões com pessoas próximas. Apesar de não mencionar nomes, Sofia deixa claro que viveu uma relação "tóxica e oportunista" - com, especula-se, tenha sido com Rúben da Cruz. "Não vou falar disso. A minha vida é para a frente. Com o nosso passado não podemos fazer nada, com as pessoas nos falharam, com os próprios erros que fizemos...", rematou. 

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório