Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Chipre deve chumbar imposto sobre depósitos

A Reuters avança que o Parlamento cipriota prepara-se para chumbar esta terça-feira o imposto extraordinário sobre os depósitos bancários, A medida foi exigida pela Zona Euro para libertar uma ajuda de dez mil milhões de euros.

Chipre deve chumbar imposto sobre depósitos
Notícias ao Minuto

08:57 - 19/03/13 por Mafalda Aguilar

Empresas e Finanças Reuters

A taxação dos depósitos de Chipre, no âmbito do resgate ao país, não deverá passar pelo crivo do Parlamento cipriota, numa votação que está agendada para esta tarde, mesmo depois de a proposta ter sido suavizada, notícia a Reuters, que cita o porta-voz do governo de Nicósia. Refira-se que o partido de direita União Democrática (Disy) liderado pelo Presidente Nicos Anastasiades não tem a maioria no Parlamento, detendo apenas 20 dos 56 assentos parlamentares.

Os ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo) aprovaram, na madrugada de sábado, um resgate financeiro a Chipre de dez mil milhões de euros, que inclui um pacote de medidas, como a aplicação de um imposto extraordinário sobre todos os depósitos bancários e um agravamento da carga fiscal sobre as empresas. Mas foi a taxação dos depósitos, de 6,75% até 100 mil euros e de 9,9% acima deste valor, que deixou os cipriotas em pânico, dirigindo-se aos bancos para levantar o dinheiro nas contas. O precedente aberto para os depositantes de Chipre, incluindo estrangeiros que tenham dinheiro no país, provocou descidas nos mercados, com os investidores a temerem que a medida possa ser aplicada noutros países em dificuldade.

O receio de uma corrida aos depósitos noutros países e a indignação dos cipriotas levou o Eurogrupo a recuar na proposta inicial. "O Eurogrupo continua a considerar que os pequenos depositantes devem ser tratados de forma diferente face aos grandes depositantes e reafirma a importância de garantir totalmente os depósitos abaixo de 100 mil euros", afirma o presidente dos ministros das Finanças dos 17 Estados, o holandês Jeroen Dijsselbloem, acrescentando que “as autoridades cipriotas vão introduzir uma maior progressividade no imposto extraordinário, em comparação com aquilo que ficou acordado a 16 de Março, desde que continue a resultar na mesma redução do envelope financeiro".

Certo é que se o Parlamento rejeitar o imposto sobre os depósitos, o resgate financeiro será imediatamente bloqueado, colocando Chipre à beira do default e do colapso bancário. A votação está prevista para as 16 horas locais (18 horas em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório