Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sindicatos fazem ultimato à Ryanair. Nova greve está em cima da mesa

Os sindicatos impõem à companhia aérea o cumprimento de determinados requisitos até final de junho, sob pena de realização de nova greve.

Sindicatos fazem ultimato à Ryanair. Nova greve está em cima da mesa
Notícias ao Minuto

16:53 - 24/04/18 por Filipa Matias Pereira

Economia Aviação

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) esteve hoje reunido, em Lisboa, com vários Sindicatos Europeus de Tripulantes de Cabine da Ryanair para debater a atual situação da transportadora.

No final da reunião, Luciana Passo, presidente do SNPVAC, indicou que foi acordado pelos sindicatos signatários que a “Ryanair deve aplicar a legislação nacional imperativa relativa a cada país nos respetivos contratos de trabalho e regulamentos internos da empresa, de acordo com o regulamento da União Europeia”.

Para além disso, a companhia aérea deve “iniciar negociações com os representantes nomeados por cada sindicato sem colocar antecipadamente quaisquer restrições”.

Outro dos requisitos impostos prende-se com a aplicação dos “mesmos termos e condições contratuais e legais a todos os tripulantes de cabine da Ryanair”.

Na reunião foi ainda definido um prazo definitivo para o cumprimento das exigências: "30 de junho de 2018". Se até então a Ryanair não alterar os contratos de trabalho de acordo com os requisitos enunciados, os “sindicatos comprometem-se a iniciar os procedimentos necessários para a convocação de uma ação industrial conjunta incluindo o recurso a greve em julho”.

Presentes no encontro desta terça-feira em Lisboa estiveram sindicatos italianos, espanhóis, holandeses, belgas e alemães.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório