Os clientes da Endesa foram os que menos pagaram no mercado de eletricidade e gás natural no primeiro trimestre de 2018 de acordo com o Boletim de Ofertas Comerciais divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) na segunda-feira.
Um contrato de eletricidade de um casal sem filhos e cliente da Endesa apresenta uma fatura de 329 euros por ano, sendo a "menor fatura anual". Este valor é 69 euros mais barato do que a oferta mais cara, ou seja, é uma diferença de 17%. Ainda, na Tarifa Transitória Simples a oferta da Endesa foi mais 43 euros por ano mais barata e para os clientes com bi-horário o valor desce 29 euros por ano.
No caso de um contrato de eletricidade e gás natural, também para um casal sem filhos, a oferta da Endesa ascende também aos 329 euros por ano, menos 59 euros por ano do que a oferta mais cara, segundo o boletim. Com a Tarifa Transitória Simples em vigor esta oferta comercial custa menos 43 euros por ano e a oferta bi-horário é mais barata 29 euros por ano.
De acordo com o regulador, também no caso de um casal com dois filhos as ofertas da Endesa continuam a ser as mais baratas. Ou seja, tanto o contrato de eletricidade como o de eletricidade com gás natural ficam a 822 euros por ano, cada um. Este valor é 153 e 137 euros mais barato do que a oferta mais cara, respetivamente.
O mesmo se verifica para um casal com quatro filhos, cuja fatura é menos elevada se a operadora contratada for a Endesa.
"Existem atualmente 15 comercializadores com ofertas mono eletricidade e 6 comercializadores a apresentar ofertas duais. (...) O número de ofertas comerciais tem vindo a aumentar substancialmente, atingindo no 1.º trimestre de 2018 o valor de 143 ofertas", refere a ERSE.