Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Oito imóveis do programa Revive lançados a concurso até ao final do ano

O Governo pretende lançar a concurso até ao final do ano mais oito imóveis no âmbito do programa Revive, anunciou hoje o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que considerou este projeto "complexo" devido à sua envolvência.

Oito imóveis do programa Revive lançados a concurso até ao final do ano
Notícias ao Minuto

20:08 - 23/04/18 por Lusa

Economia Portalegre

O programa Revive, lançado em 2016 pelos ministérios das Finanças, Cultura e Economia, prevê concessionar a investidores privados 30 imóveis do Estado, com o compromisso de que sejam reabilitados, estando nesta altura três em fase de concurso e outros tantos já concessionados.

"Neste momento, temos dezenas destes edifícios com os processos de levantamento muito avançados, temos seis já em concurso ou com concurso concluído e até já em construção e estamos a querer lançar até ao fim do ano outros oito a concurso, depois de um trabalho de coordenação entre vários ministérios", disse.

Manuel Caldeira Cabral, que considera todo o processo que envolve o programa Revive "complexo", falava aos jornalistas no final da cerimónia de lançamento do concurso de concessão da Coudelaria de Alter, em Alter do Chão, no distrito de Portalegre, que vai ver uma das partes do seu património edificado transformado num hotel.

"Estes processos (até à concessão dos imóveis) são longos, mas têm que ter passos firmes. No caso de Alter estávamos a falar de um processo que há mais de 30 anos que se falava de fazer aqui uma unidade hoteleira e que agora se concretiza com a abertura deste concurso", disse.

De acordo com o titular da pasta da Economia, poderá surgir na Coudelaria de Alter um investimento de "cinco a dez milhões de euros", sendo o hotel composto entre "50 a 80 quartos".

Manuel Caldeira Cabral revelou que "já há várias manifestações de interesse" por parte de privados para a concessão do futuro hotel, devendo-se conhecer o vencedor do concurso no decorrer do mês de julho.

O ministro da Economia acredita que este projeto para a coudelaria "vai poder ser um polo de atração", não apenas daquela região, mas de "todo o país", sublinhando ainda que "vai poder ser um fator de desenvolvimento regional".

"E quando abrir aqui o hotel vai ser um fator de criação de emprego, de trazer mais turistas para esta região, numa região que é o Alentejo, que é já uma das que está a crescer mais em termos de turismo em todo o país", acrescentou.

Presente também nesta cerimónia em Alter do Chão esteve o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que em declarações aos jornalistas considerou que este tipo de iniciativa contribui também para o desenvolvimento do mundo rural.

"Desenvolver o mundo rural é criar empregos, é criar condições de fixação das populações e felizmente que neste momento o país vive um 'boom' turístico que nos permite ser muito otimistas", disse.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, também marcou presença na cerimónia e, no seu discurso, considerou este momento "marcante" para o país.

"Este é um projeto que não é um projeto de Alter, nem sequer é um projeto só do distrito de Portalegre. Este projeto é estratégico para o turismo e cultura portuguesa, é preciso ter isso bem presente", considerou.

A coudelaria, que emprega cerca de 30 pessoas, passou a ser gerida, em março de 2007, pela Fundação Alter Real (FAR), após a extinção do Serviço Nacional Coudélico, no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado.

Após a extinção da FAR, em agosto de 2013, a Companhia das Lezírias assumiu a gestão da coudelaria, cabendo a gestão do Laboratório de Genética Molecular à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

A Coudelaria de Alter do Chão, fundada em 1748 por D. João V, desenvolve atualmente trabalhos de seleção e melhoramento de cavalos Lusitanos e possui uma unidade clínica dotada com todos os meios para o acompanhamento e tratamento médico dos animais, acolhendo, nas suas instalações, entre outras valências, o Laboratório de Genética Molecular.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório