Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

eTaxFree. Como obter o reembolso do IVA?

O eTaxFree é um processo integralmente digital e deverá chegar a 1 de julho. O objetivo é simplificar a devolução do IVA das compras que os turistas não residentes na União Europeia fazem em Portugal. A Global Blue já está a prestar apoio aos seus parceiros nesta migração.

eTaxFree. Como obter o reembolso do IVA?
Notícias ao Minuto

17:15 - 16/04/18 por Notícias ao Minuto

Economia Global Blue

O serviço eTaxFree vai chegar a 1 de julho e promete desmaterializar e simplificar os procedimentos que atualmente são exigidos aos não residentes em Portugal mas que cá fazem compras e pedem a devolução do IVA suportado nestas aquisições. Ora, a este propósito, a empresa Global Blue está a ajudar os comerciantes que são seus parceiros a 'entrar' neste processo. 

"O eTaxFree é uma medida muito importante e que vai contribuir para a consolidação do crescimento do turismo de compras em Portugal.  Contudo, implica uma adoção gradual por parte dos comerciantes porque exige alterações significativas e de base, nomeadamente, ao nível dos sistemas de faturação", refere Renato Leite, 'managing director' da Global Blue. 

O serviço eTaxFree é um processo integralmente digital em que os dados de cada compra são comunicados automaticamente à Autoridade Tributária (AT), o que evita filas de espera no respetivo balcão do aeroporto para obter o reembolso. 

Porém, saliente-se, para beneficiar desta isenção do IVA é necessário, para além de a residência ser fora da UE, que as compras não tenham natureza comercial e que o valor mencionado na fatura seja de pelo menos 50 euros.

Notícias ao MinutoA Global Blue promete que o 'Tax Free' vai ser mais fácil para os turistas que efetuem compras nas lojas aderentes à rede Global Blue em Portugal. © Global Blue

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório