Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Rede nacional de lojas Espaço Empresa é "grande mudança"

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa considerou hoje um "desafio" e uma "grande mudança" o projeto da rede nacional de lojas Espaço Empresa, sublinhando ser um instrumento que vai "melhorar" os serviços prestados aos empresários.

Rede nacional de lojas Espaço Empresa é "grande mudança"
Notícias ao Minuto

13:49 - 16/04/18 por Lusa

Economia Governo

O Espaço Empresa compreende a criação de uma rede de pontos únicos de atendimento às empresas, com serviços disponibilizados pela administração central e local, quer através do canal presencial, quer através dos canais on-line e telefónico.

"Todo o Simplex é um desafio, porque todo o Simplex muda alguma coisa. Às vezes muda radicalmente, às vezes muda incrementalmente, muda pouquinho, dá mais um passinho, outras vezes dá um salto e este serviço ['Espaço empresa'] dá um salto, dá um salto grande para melhorar os serviços às empresas", disse Maria Manuel Leitão Marques.

Falando aos jornalistas em Portalegre, à margem da inauguração de uma das 14 lojas que abriram hoje no país, a governante disse encarar o projeto como "uma grande mudança" para diversos setores, desde a administração local à administração central.

"Isto é uma grande mudança que está aqui por trás. Mudança para nós, administração central, e mudança de colaboração", com o IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e entre a administração central e local, sublinhou.

"Para mim, que já fiz muito Simplex na vida, é um grande desafio esta organização que é preciso para que o cidadão que só tem um interlocutor mas na verdade tem muitos por detrás daquele que é o seu interface", observou.

A rede de lojas Espaço Empresa vai estar a funcionar em 21 municípios até julho, tendo sido hoje inauguradas 14 a nível nacional.

O Espaço Empresa é uma iniciativa desenvolvida pelo IAPMEI em parceria com a AMA e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que vai disponibilizar num balcão único "quase 100 serviços às empresas".

O objetivo do Governo é que a rede venha a cobrir todo o território nacional, sem necessariamente abrir espaço em todos os concelhos.

"Criar uma rede nacional que se entreajuda, porque uma dificuldade colocada ali, em Portalegre, vai ser comunicada a toda a rede e pode ser resolvida por toda a rede e já não ser uma dificuldade quando os empresários chegarem a outros pontos da rede", acrescentou.

Para Maria Manuel Leitão Marques, o projeto "nunca vai estar fechado", uma vez que podem ser injetados ou retirados do programa serviços para ajudar os empresários.

"É um projeto que nunca vai estar fechado, porque hoje os serviços que lá temos são estes, quase 100 serviços, e amanhã podem ser outros que se tornem relevantes para os empresários, desaparecendo estes ou acrescentando novos serviços. Estaremos sempre muito atentos à nossa procura", disse.

Após a inauguração da loja de Portalegre, que vai estar disponível para os empresários num espaço do edifício sede da câmara, a presidente do município, Adelaide Teixeira, disse aos jornalistas que este serviço vai traduzir-se numa "mais-valia" para os empresários da região.

"Queremos estar na linha da frente e este projeto vem trazer uma mais-valia para sermos mais eficazes nas respostas aos nossos investidores e no acompanhamento àqueles que já cá estão", disse.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório